Por que Moisés foge do Egito?

Perguntado por: aarruda4 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Quando a morte do egípcio tornou-se conhecida, ele temeu por sua própria vida, e fugiu do Egito para a terra do deserto de Midiã, onde se casou com uma das filhas de Jetro, Zípora, passando então a cuidar dos rebanhos de Jetro (Ex. 2:21-22).

Se Moisés tivesse deixado de cumprir corretamente o mandamento do Senhor e não tivesse sido punido, aquele povo de coração endurecido poderia ter uma desculpa para seus próprios pecados numa questão muito mais importante, dizendo que viram Moisés descumprir um mandamento do Senhor e não ser punido por isso.

A fuga de Moisés
Certo dia matou o feitor e para evitar ser declarado, fugiu para a terra de Madiã. Moisés passou então a viver no deserto, onde trabalhou para o sacerdote Jetro, que tinha sete filhas e uma deles, Séfora, tornou-se mulher de Moisés e lhe deu um filho chamado Gérson.

Na saída do Egito Moisés conduziu o povo hebreu por 40 anos no deserto rumo à terra prometida, conforme o relato bíblico: "A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.

Monte Nebo, Jordânia

Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. Disse o Senhor: 'De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

11 Então Moisés levantou a sua mão e feriu a arocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação, e os seus animais.

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.

Séfora, esposa madianita de Moisés, não assume o papel de personagem principal na macronarrativa sobre o êxodo, a qual ocupa os últimos quatro livros do Pentateuco.

Sair do Egito representa libertação da escravidão do pecado. Ter o cordeiro por quatro dias em casa representa o pouco tempo no qual Jesus exerceu seu amoroso e contagiante ministério na terra. Passar o sangue do cordeiro na porta significa concordar com sacrifício de Jesus e aceitá-lo.

Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

Moisés desceu do monte Sinai e viu os israelitas adorando o bezerro de ouro. Ele ficou muito triste. O povo não estava pronto para obedecer às leis e mandamentos que o Senhor tinha escrito. Moisés quebrou as tábuas de pedra e destruiu o bezerro de ouro.

Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia. Mas antes de assumir a missão, ele foi preparado por Deus e aprendeu muitas coisas importantes, principalmente observando como Moisés se relacionava com o Senhor.

II Coríntios 12:2—Paulo Vê o Reino Celestial
McConkie disse: “Falando de si mesmo, Paulo disse que foi 'arrebatado ao terceiro céu', que é o reino celestial”.

7Moisés tinha oitenta anos, e Arão oitenta e três, quando intimaram o Faraó. Quando completou quarenta anos, Moisés decidiu visitar seus irmãos israelitas. Então se passaram mais quarenta anos, quando apareceu a Moisés um anjo no deserto, próximo ao monte Sinai, em meio às labaredas de um espinheiro que queimava.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Em Moisés 1–4, aprendemos que o Senhor mostrou a Moisés uma visão de mundos incontáveis e da criação de nosso mundo. Isso estabeleceu um alicerce para que Moisés entendesse o plano de salvação estabelecido por Deus ao se preparar para liderar o povo.