Por que Mical desprezou Davi?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Ela casou-se com Davi após Saul a haver prometido caso lhe trouxesse, em troca do dote, cem prepúcios de filisteus, porém Davi lhe trouxe duzentos prepúcio. Mical salva Davi de ser preso por Saul, o ajudando escapar pela madrugada.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

O desprezo do coração de Mical em relação a Davi gerou nela a infertilidade, e ela morreu sem ter filhos do rei (II Samuel 6:23).

Embora Davi fosse casado, o próprio Davi faz uma distinção entre seu relacionamento com Jônatas e os laços que ele compartilha com as mulheres. Davi é casado com muitas mulheres, uma das quais é irmã de Jônatas, Mical, mas a Bíblia não menciona que Davi amou Mical (embora se afirme que Mical ama Davi).

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Ainoã e Abigail, esposas de Davi
Davi e Mical ficaram casados durante um tempo e, aparentemente, tiveram um bom relacionamento. Porém, quando Davi se tornou um fugitivo, o rei Saul tomou Mical e a deu como esposa a outro homem.

Por fim, Merabe não se casou com Davi, mas sua irmã mais jovem, Mical, acabou se casando com ele.

Abner foi comandante do exército de Israel no tempo do reinado de Saul. Na verdade, Abner pertencia à família real, pois era primo do rei Saul. Ele era filho de Ner, filho de Abiel, o avô de Saul.

A Bíblia relata que certo dia, enquanto Davi e o seu exército estavam fora batalhando, os amalequitas incendiaram e saquearam a cidade, sequestrando também as mulheres, crianças e idosos. Quando Davi e os seus soldados regressaram a Ziclague e viram o que tinha acontecido, choraram em voz alta.

27 Quando Abner retornou a Hebrom, Joabe o chamou à parte, na porta da cidade, sob o pretexto de falar-lhe em particular, e ali mesmo o feriu no estômago. E Abner morreu por ter derramado o sangue de Asael, irmão de Joabe.

Com a ajuda de Abisai, Joabe mata Abner enfiando uma lança em sua barriga. “E Abner morreu por ter derramado o sangue de Asael, irmão de Joabe”, revela o livro de Samuel. A morte cai como uma bomba para Davi, que prepara um cortejo para sepultar o comandante.

A princesa de Israel que foi a primeira esposa do rei Davi, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

Depois da fuga de Davi, Mical foi dada como esposa a outro homem pelo seu pai, Saul (1Samuel 25:44).

Nesta terça-feira (02), o público se surpreendeu e lamentou a repentina morte da personagem de Abigail, esposa de Davi, na série Reis.

Na @seriereis, Davi já se casou com Mical, Ainoã e Abigail.

AINOÃ, A CIUMENTA
Ainoã foi o amor da juventude de Davi. Em Reis acompanhamos o início de sua relação com ele, bem jovem, e anos depois, quando ela se torna esposa de Davi. Vemos a personalidade dela bem sentimental e diversas vezes ciumenta, pois se lembra sempre que ele casou com Mical antes dela.

Aitofel

Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.

E ele o feriu, e morreu. 16 E disse-lhe Davi: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor.

Davi pecou ao envolver-se com Bate-Seba, a esposa de Urias. “À vista de Deus, os pecados sexuais são extremamente graves.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.