Por que meu nariz assobia?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

“Assobio constante (dia e noite) pode ser sintoma de rinite alérgica, desvio do septo nasal, pólipos nasais ou infecções locais com formação de crostas no nariz”, alerta Levon. Se o chiado aparecer depois de uma pancada na face, pode estar relacionado a alguma fratura.

Nebulização com soro fisiológico
Similar ao que vimos acima, fazer a nebulização com soro fisiológico ajuda a limpar e umedecer a cavidade nasal, protegendo a mucosa de lesões e microrganismos que possam piorar a inflamação.

Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas. (Veja também Sibilos em bebês e crianças pequenas. Os sibilos são causados por um estreitamento...

O chiado no peito é um dos sintomas da asma, porém também pode ser uma gripe mal curada ou alguma inflamação nas vias respiratórias. Se esse sintoma persistir, aconselhamos que procure um médico para que tenha um diagnóstico adequado.

Ainda, o chiado no peito se caracteriza por um som semelhante a um assobio contínuo que é facilmente percebido durante a ausculta. Esse barulho é provocado pelas contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

A pressão gerada nas cavidades nasais, ao assoar o nariz, é prejudicial para a mucosa nasal e dos seios da face, podendo piorar o quadro do paciente”, afirma a imunologista Érica Azevedo. Pior do que isso, a pressão de assoar o nariz pode causar até mesmo danos em outras regiões do corpo.

Problemas com a força da ação
Se o nariz for assoado com muita força, a pressão nos vasos sanguíneos aumenta, o que pode levar a hemorragias, descolamento de retina e até acidente vascular cerebral.

- Dê preferência ao uso de lenços à papel higiênico ou toalha, pois estes irritam a pele; - Abra a boca e feche os olhos para aliviar a pressão do rosto; - Assoe uma narina de cada vez (feche a outra com os dedos); - Não assoe com muita intensidade; se nada sair, pare de assoar.

Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

Segundo as médicas, o soro ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo sangramentos. Nos bebês, alguns médicos indicam a bombinha de sucção nasal, mas o soro também pode ser usado.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

O que é Estridor? Estridor é um ruído que acontece quando o paciente inala ar ou mesmo respira fundo. É um som bastante peculiar, um pouco agudo e com um leve chiado. O estridor acontece mais com bebês e crianças, mas também pode acontecer com pacientes adultos.

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

O sibilo de início agudo em um paciente sem doença pulmonar pode ser decorrente de aspiração, reação alérgica, ou insuficiência cardíaca. A doença reativa das vias respiratórias pode ser confirmada pela espirometria. Os broncodilatadores inalatórios são os pilares do tratamento agudo.

Em geral, a crise noturna ocorre devido ao resfriamento das vias aéreas, aumento da exposição aos alérgenos, posição reclinada do corpo favorecendo o refluxo gastroesofágico associada à apneia do sono ou ronco.

3. Bronquite

  • Catarro claro, cinza-amarelo, branco ou verde, com ou sem sangue;
  • Tosse com catarro ou seca;
  • Problemas para respirar;
  • Chiado ao respirar;
  • Desconforto no peito;
  • Febre;
  • Inchaço nas pernas;
  • Falta de apetite.

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.