Por que meu gato gosta de dormir perto de mim?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os gatos são animais territorialistas, que marcam o território com cheiros que não sentimos, chamados feromônios. Muito provavelmente, a cama está cheia desse aroma. Por isso, o gato a considera como algo dele. Sendo assim, ele vai se deitar nela e permitir que você fique lá, o que é um excelente sinal de confiança.

No entanto, um gato excessivamente apegado e carente, pode ser prejudicial, afinal, o excesso de carência pode causar estresse e outros problemas de saúde para o pet. Neste caso, é importante buscar ajuda para lidar com a carência do gato.

Dar piscadas preguiçosas: quando seu gatinho pisca lentamente para você, como se estivesse com sono, ele está dizendo que te ama.

Basicamente esse é um sinal de que ele está tentando digerir todas as energias negativas do ambiente e das pessoas. Isto é, ele absorve essa energia e só consegue reequilibra-la dormindo, te protegendo daquele mal. Não puna seu gatinho caso ele insista em dormir perto da sua cama!

Sim, o gato pode dormir no escuro.

Gato dormindo com o tutor
“O gato gosta de deitar em cima do meu travesseiro ou em cima de mim”. Bem, aí a questão é outra. Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto.

Os gatos entendem quando os humanos os beijam? Eles não sabem o que é literalmente beijo, mas sabem que se trata de carinho. Apesar de brigarem quando a gente aperta eles e enche de beijo, é só para fazer charme , coloca no chão eles se jogam nos pés da gente, e já vem passar a cabeça na gente.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa). Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Os felinos dependem do cheiro como um importante meio de identificação. Quando o gato te lambe, é uma maneira de fortalecer o vínculo e mostrar afeto da mesma maneira que você demonstra em relação a ele acariciando, ou seja, ele está trocando carinho com você.

Esfregando em você, torcendo uma cauda ao redor da perna, miando para dizer “oi”… São algumas das maneiras de como os gatos dizem que eles gostam de você. Retribua o gesto com um momento para acariciá-lo para criar um vínculo mais próximo com ele.

Não adianta adotar um gato se não for dedicar um tempo na sua rotina para dar atenção ao seu animal. Se você quer expressar o seu amor pelo gato, demonstre com atitudes, reservando um momento diário de troca entre você e o seu felino, seja para brincar ou para fazer carinho. Assim, ele também vai retribuir a atenção.

7 maneiras de dizer eu te amo para o seu gato!

  1. 7 formas de dizer eu te amo para o seu gatinho. ...
  2. 1) Dê autonomia para o bichano. ...
  3. 2) Gatificação do ambiente. ...
  4. 3) Faça carinho do jeito certo. ...
  5. 4) Vacinação é um ato de amor. ...
  6. 5) Dedique tempo de qualidade. ...
  7. 6) Amar é cuidar! ...
  8. 7) Entenda a linguagem dos gatos!

De fato, em muitas culturas, os gatos são considerados autênticos guardiões espirituais, como na China ou no Japão, onde existe o Maneki Neko, que afasta os maus espíritos e atrai a boa-sorte.

Nesse caso, o olfato é o principal responsável. Os gatos sentem quando estamos doentes porque ocorrem mudanças químicas no nosso organismo que são facilmente percebidas por eles. Essas mudanças alteram o nosso cheiro e os felinos reconhecem que algo não está certo.

Desse modo, gatos dormindo com as pessoas da família é uma prova de amizade, carinho e amor. Assim, o pet mostra que entende que você dá lar, água e comida para ele, sem exigir nada em troca. Ao dormir em seus pés, ele demonstra agradecimento e busca cuidar de quem ama.

Uma dica de segurança é que o animal fique sempre longe de janelas abertas ou portas que possam ser abertas, machucá-lo e até servir para uma possível fuga. De preferência, deixe a cama do bichano longe da caixa de areia.