Por que meu gato está com a bochecha inchada?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Em geral, o abscesso em gatos é causado por lesões derivadas de mordidas e arranhões. Por isso, felinos não castrados, adultos e machos que ficam longas horas fora de casa ou que vivem em abrigos estão mais propensos a desenvolver abscessos. Sendo assim, o abscesso subcutâneo é o problema de pele mais comum em gatos.

Nódulos inflamatórios: em alguns processos inflamatórios ou alérgicos, nódulos ou caroços podem surgir na pele dos gatos, como acontece no caso de lesões do complexo do granuloma eosinófilo felino, a paniculite ou a urticária. Pancadas também podem causar hematomas que provocam nódulos na pele destes felinos.

Anti-inflamatório Elo-xicam Comprimido 0,5mg
Esse sinal pode ser caracterizado pela dor, a febre, a vermelhidão ou edema (inchaço). O combate dos sinais clínicos da inflamação é realizado com anti-inflamatórios para gatos, e esse tipo de fármaco é importante para darmos alívio e conforto aos nossos pets.…

Mas posso dar anti-inflamatórios para gatos? Nem todos podem ser usados. De acordo com alguns estudos, os maiores vilões em casos de intoxicações por essa classe de remédios, em pessoas e em animais de companhia, são: cetoprofeno, diclofenaco e ibuprofeno.

O gato com barriga inchada e mole ou dura pode ter diferentes causas, desde um até um gato com gases. O sintoma pode ser ainda um caso de ascite felina (ou barriga d'água), que acontece quando há um acúmulo de líquido na região abdominal como consequência de algum problema de saúde.

Na drenagem (eliminação do pus e detritos acumulados) poderá ser necessário puncionar o abcesso, lancetá-lo ou desbridá-lo por via cirúrgica. Na desinfeção, o local de onde foi removido o pus deve ser irrigado com água oxigenada, soluções iodadas ou de clorohexidina.

Para que serve o anti-inflamatório para gatos? O anti-inflamatório para gatos costuma ser indicado para aliviar dores, febre, edema e outros problemas causados por alguma inflamação. O medicamento, no entanto, jamais deve ser oferecido ao pet sem o conhecimento de um especialista.

Queixo inchado em gatos por reação alérgica a picada de insetos ou plantas. Além da pulga, o seu animal pode ser picado por abelhas, mosquitos, aranhas ou outros insectos. Como resultado dessa picada, ocorre um inchaço local com eritema (vermelhidão) que pode ou dar ou não muita coceira.

O abscesso em gatos causa muita dor no animal, principalmente ao ser encostado. É comum ainda que o pet fique cabisbaixo e triste. A febre em gatos com a infecção é bem comum. No caso do abscesso no rosto de um gato, até a alimentação do animal fica prejudicada por conta das dores na região.

Pode dar amoxicilina para gatos? No mundo veterinário, há uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para combater infecções bacterianas. Entre os mais comuns, encontramos a amoxicilina. Assim, podemos dizer que sim, é permitido administrar amoxicilina em gatos.

Sim, dipirona pode ser dada para gatos! Porém, é preciso ter cuidado: a dipirona é um composto fenólico e os gatos apresentam uma certa limitação para metabolizar essa substância. Em doses erradas, pode levar à intoxicação do pet.

Apesar de ser um remédio muito comum, o Ibuprofeno em gatos é um verdadeiro perigo. O Dr. Ítalo explica que esse fármaco não é indicado para os bichanos e pode, em alguns casos, causar uma grave intoxicação. Isso porque o remédio causa redução em algumas enzimas que protegem a parede do estômago.

O Antibiótico e Anti-inflamatório Ouro Fino Azicox 2 de 6 Comprimidos, é indicado para o tratamento de diversas enfermidades que acometem os cães e gatos, como: infecções respiratórias, infecções urinárias, anaplasmose, erliquiose canina, leptospirose, pododermatite, diarréias, gastroenterites, tétano, otite, feridas ...

Dicas Petlove
- Age de 30 a 60 minutos depois da ingestão e aproximadamente até 4 horas depois. Como Funciona: Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas.

Dependendo da dose, pode ser necessário partir o comprimido. A dose correta depende do peso, condições de saúde e idade do gato. De uma forma geral, o recomendado é 1 gota por quilo, sendo o limite máximo de 35 gotas. Ou seja, pets acima de 35kg não tomam dipirona em gotas, mas em comprimido.

O tramadol é uma boa escolha para o tratamento da dor leve a moderada em cães e gatos, aguda e crônica, tendo sido empregado para diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, isoladamente ou associado a AINEs e dipirona quando necessita-se incremento da analgesia.

A medicação é somente indicada para cães e gatos com dermatopatias alérgicas, artropatias assépticas e outras situações inflamatórias não infecciosas. Também é usado em casos de hipersensibilidade, imunossupressão, linfossarcoma e estados alérgicos em geral.