Por que meu filho não me ama?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

No caso do relacionamento entre pais e filhos, a origem pode estar no comportamento do pai ou da mãe, cargas emocionais que trazem da infância, na ausência de comunicação assertiva, na falta de experiência dos pais e, até mesmo, em padrões que se arrastam através da genealogia.

Assim, é importante entender o porquê da rejeição dos filhos antes de tomar qualquer atitude, aconselham os psicólogos.
...
Confira algumas dicas para ajudá-lo.

  1. Encontre a causa. ...
  2. Exercite o debate, não a obrigação. ...
  3. Seja sincero. ...
  4. Seja assertivo.

Procure construir com os seus filhos uma relação forte, segura, saudável e recheada de boas memórias. É importante ensinar aos seus filhos sobre o amor incondicional. Que os ama sempre, independentemente de tudo, e que quando se zanga é porque não gosta do comportamento deles.

Ele também aprenderá muito com isso.
...
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

7 sinais de que seu filho ama você

  1. O recém-nascido encara você
  2. O bebê pensa em você mesmo quando não está na sua presença.
  3. Seu filho faz cada birra.
  4. A criança corre para seus braços ao se machucar.
  5. Você recebe presentes.
  6. Seu filho espera aprovação.
  7. Quando cresce, ele conta segredos para você

A mãe tóxica tem dificuldade de dialogar e manter uma boa relação com os filhos. Em geral, é uma mulher que carrega alguns traumas de sua própria infância e educação, reproduzindo comportamentos prejudiciais.

Confira as 4 dicas para melhorar a relação entre pais e filhos

  1. Dedique-se a conhecer seus filhos. Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos. ...
  2. Tenham um hobbie em comum. ...
  3. Saiba respeitar suas opiniões. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Seu filho pode não falar com você porque tem medo de sua resposta. Eles podem achar que você vai criticar suas decisões, dizer algo negativo sobre um amigo ou dar uma consequência. Pergunte como seu filho se sente ou o que ele pensa: “Como você se sentiu com isso?” ou “O que você acha dessa decisão?”

Seja um grande modelo
Muitas vezes. Mas os pais esquecem que eles devem ser os modelos perfeitos para suas crianças, pois eles nos veem como espelhos e copiam tudo o que fazemos. Seja gentil, carinhosa e atenciosa com os outros e com certeza seus filhos também serão.

Se o seu filho te despreza, deve ser porque você não aceita as escolhas que ele faz. Sabemos que é inevitável colocar expectativas nos filhos, mas o problema é quando você não aceita que ele vá para um caminho diferente do qual você traçou.

SALMO 136 – A ingratidão de um filho dói no coração de um pai tanto quanto a nossa ingratidão dói no coração de Deus. A indiferença de um filho parte em pedaços o coração de um pai como nossa indiferença deixa triste o coração de nosso Criador, Mantenedor e Salvador.

Dicas de como ter um bom diálogo com os filhos

  1. Saiba ouvir. É comum que os pais reclamem que seus filhos não querem conversar com eles. ...
  2. Evite enfrentamentos. ...
  3. Tenha calma. ...
  4. Respeite o espaço. ...
  5. Seja sincero e verdadeiro. ...
  6. Compartilhe momentos de diversão. ...
  7. Respeite os sentimentos da criança.

Em Besame mucho: como criar seus filhos com amor, com uma narrativa leve e deliciosa, o pediatra espanhol Carlos González deixa claro os propósitos do seu livro: uma educação dos filhos com base no amor, no respeito e na liberdade.

Procure não se cobrar demais. Desde que você satisfaça as necessidades físicas do bebê e mantenha contato com ele, seu filho não vai sofrer como o aparente distanciamento emocional no início. Comece aos poucos, incorporando momentos de intimidade na rotina do dia a dia.

Confira! 1. Trocar as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e ganho de peso contínuo. De acordo com a pediatra, o ganho de peso progressivo e uma diurese abundante mostra que o bebê está ingerindo uma quantidade adequada de leite.

O temperamento já nasce com a criança e é herdado a partir da mistura de temperamentos de pai e mãe. As emoções que a criança aprende com as pessoas com quem ela convive com mais frequência – familiares, cuidadores, professores e amigos – interagem com esse temperamento para formar a personalidade.

Continuar lendo Quem ama o sol?