Por que mentimos para quem amamos?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Às vezes utilizamos esse recurso para agradar ou proteger quem amamos. Em outras, para escapar de situações desconfortáveis ou evitar sofrimentos.

Os homens mentem mais até no nome, pois o resultado apontou que 19% dos homens e 6% das mulheres dizem ter usado nome falso ao se cadastrar no site de namoro. A segunda informação mais distorcida pelo sexo masculino é a idade, sendo 18% deles, contra apenas 2% das mulheres.

O mentiroso patológico esconde bem as suas emoções. Ele não demonstra indícios que possam indicar a inverdade de suas palavras. Como mente com frequência, domina o controle de suas feições e linguagem corporal. Também não sente culpa ao mentir, mesmo quando tem certeza que a mentira prejudicará a vida de terceiros.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

Quando a confiança acaba, é quase impossível refazer os laços que foram quebrados. Eu posso até te perdoar, mas nosso relacionamento nunca mais vai ser o mesmo porque não sei quando poderei confiar em você de novo. A base de um relacionamento é a confiança, quando ela se vai, não tem nada que faça com que ela volte.

O que eles observaram é que quando mentimos muito, nosso cérebro reproduz respostas automáticas sobre atos não verdadeiros, reduzindo também nossas respostas emocionais a eles.

A importância do perdão
O ato de perdoar é importante, pois nos livra de maus sentimentos como o rancor, a raiva e a vingança. Quando sentimentos negativos como esses dominam um ser humano, o pior dele se manifesta, desencadeando danos físicos e psíquicos a si mesmo e aos que o cercam.

Você: Quem ama perdoa ou quem ama não magoa? Eu: Quem ama perdoa, mas tambem não é pra ser idiota né!!! Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Fase 3 - Desilusão
Aqui pequenas coisas no convívio começam a perturbar a estabilidade do casal que pode se perguntar se é era hora de procurar outro par. É o início do choque de realidade da relação, deixando para trás ilusões anteriores.

Mentirosos costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Uma mentira estraga mil verdades. Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.

A mentira e a falsidade, duas feridas profundas na alma
É difícil superar uma traição, pois ela possui a capacidade de destruir por completo nosso mundo. Uma pessoa traída é mais que uma pessoa machucada.

A falta de confiança destrói amizades e relacionamentos e “se a doença continua a progredir, a mentira pode tornar-se tão grave que eventualmente pode causar problemas de ordem social, psicológica e até legal”, alerta a psicóloga.

Nunca deixe de terminar um relacionamento por medo de ferir os sentimentos da outra pessoa. Terminar pode parecer cruel, mas ficar com alguém por quem você não sente mais nada também é. Não sugira "dar um tempo". Geralmente, um tempo é apenas uma transição para o término completo.

Respeite os sentimentos da pessoa e a necessidade de respostas. Seja direto ao falar os motivos para terminar o namoro. Resista à tentação de expressar seu pesar com um clichê como “O problema não é você, sou eu” ou algo do tipo. Simplesmente diga o que tem a dizer da forma mais direta possível.

A ansiedade ao mentir eleva a liberação do hormônio adrenalina no corpo. Isso, por sua vez, resulta em um aumento na produção de saliva na boca, que depois fica rapidamente seca. Repare se o mentiroso está engolindo saliva ou pigarreando constantemente.

Preste atenção nos olhos
Olhar para cima e para a esquerda: acontece quando se está pensando numa mentira para falar; Olhar para a esquerda: é mais frequente quando se tenta construir uma mentira enquanto se fala; Olhar para baixo e para a esquerda: mostra que se está pensando em algo que se fez.