Por que menos é mais?

Perguntado por: alacerda9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Diante do que incluir ou não em uma análise, compra ou em um processo decisório, a expressão Menos é Mais significa, de maneira simples, que menos opções vão produzir um melhor efeito ou resultado.

Considerado um dos maiores arquitetos do século 20, Ludwig Mies van der Rohe deixa um legado que é resumido em uma frase, o lema do estilo de vida minimalista, repassada de geração para geração: “menos é mais”.

Eduardo Caetano, o Duzão, é vocalista e caçula do grupo. Mesmo com 24 anos, ele já esteve em outras bandas antes de chegar no Menos é Mais.

O estilo de vida minimalista baseia-se em diminuir drasticamente os níveis de consumo, adquirindo apenas os objetos necessários para uma vida plena. Mas, além disso, essa forma de viver busca olhar para os prazeres que o consumo desenfreado não compra.

O minimalismo baseia-se na ideia de reduzir os níveis de consumo e adquirir apenas o necessário para uma vida mais prática e feliz, indo na contramão dos movimentos que estimulam o consumismo desenfreado.

Na arquitetura, a depuração formal teve muitos precursores, como ADOLF LOOS (1870-1930), LE CORBUSIER (1887-1965) e MIES VAN DER ROHE (1886 – 1969), este considerado o pai do minimalismo por defender, desde os anos 20, que: LESS IS MORE (“menos é mais”).

A ideia central do estilo de vida minimalista é acumular menos itens para proporcionar mais liberdade, leveza e simplicidade às pessoas. Essa mudança não precisa ser brusca ou radical.

Ser uma pessoa minimalista significa viver com intencionalidade, foco e simplicidade. É um estilo de vida que valoriza as experiências, as relações e o bem-estar em detrimento do acúmulo de bens materiais e das distrações desnecessárias.

O que é Minimalista:
Minimalista é algo ou alguém adepto daquilo que é simples e elementar, considerado um estilo de vida para indivíduos que buscam o mínimo possível de meios e recursos para viver.

Por quase um século, o estilo minimalista de Mies provou ser muito popular; seu famoso aforismo "menos é mais" ainda é amplamente proferido, mesmo por aqueles que desconhecem sua origem.

O emprego regular do sinal + (mais) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d'Eger, publicada em Leipzig, em 1489. Entretanto, não representava à adição ou à subtração nem mesmo os números positivos ou negativos, mas sim os excessos e os déficits, em problemas de negócios.

1 aproximadamente, cerca de, por volta de, perto de, em torno de, por alto, grosso modo, sensivelmente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Indica não totalidade: 2 algo, um pouco, um tanto, um bocado, parcialmente, moderadamente, relativamente, quase.

O Grupo Menos É Mais surgiu em 2016, em Brasília, e é formado por pelo vocalista Duzão, Gustavo Goes, Jorge Farias, Paulinho Félix e Ramon Alvarenga na percussão. Quando resolveram se reunir, a ideia era apenas tocar em algumas casas noturnas e festas de Brasília para ganhar uma renda extra.

Menos é Mais é um grupo de pagode formado em 2017 na cidade de Gama em Brasília por Duzão (vocais), Gustavo Góes (percussão), Jorge Farias (percussão), Paulinho Félix (percussão) e Ramon Alvarenga (percussão).

Formado em 2016, o canal dos pagodeiros foi inaugurado em 2018. Quando o projeto estava embalando, veio a pandemia, que obrigou as rodas de samba a tomarem distância do público. Por incrível que pareça, teve início aí a arrancada do sucesso e a explosão de visualizações dos vídeos.

Reduz o estresse e a ansiedade: ter menos bens reduz o número de preocupações. Permite conhecer melhor a si mesmo: quanto menos distrações, mais facilidade para descobrir aquilo que realmente gostamos.