Por que me sinto triste e angustiada?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

A angústia pode estar relacionada com o medo de algo que não consigo definir, meus pensamentos deixam minha mente angustiada e acabo precipitando eventos irracionais que me levam a pensar no perigo que pode surgir no futuro, então surge o vazio e fico paralisado(a), incomodado(a) e assustado(a).

Caracterizada por um sentimento negativo acentuado que parece não ter fim, a angústia costuma surgir sem causa aparente. Pode causar sintomas físicos como um aperto no peito, sensação de nó na garganta, peso sobre os ombros e nuca, tensão muscular, sensação de um buraco no estômago, entre outros.

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21,4). “Cla¬me a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jeremias 33,3).

Ingerir alimentos como cereais integrais, atum, banana, peixes, espinafre, soja, aspargo, maçã, semente de gergelim, carnes magras, além de leite e seus derivados, contribui para que você libere substâncias como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que são responsáveis para ativar o bom humor, percepção de bem- ...

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

O vazio no coração diz respeito ao vazio emocional que os seres humanos sentem. De modo geral, está relacionado às situações estressantes da vida. Eis o cenário: em um primeiro momento, você está desfrutando de um ótimo bem-estar. Porém, em outro momento, devido a alguma causa, o vazio emocional dá as caras.

Medite e faça exercícios de respiração
Além de praticar exercícios físicos, que trarão benefícios para o corpo, cuide também da saúde da mente. A meditação e os exercícios de respiração são aliados nessa hora. Eles trazem paz de espírito e ajudam a espantar a dor da angústia.

Doenças preexistentes de relação mental – Doenças como bipolaridade, ansiedade, e outros transtornos podem ser uma das causas para o desenvolvimento da depressão. Situações estressantes recorrentes – uma pessoa que não consegue se esquivar de uma rotina estressante, tem uma forte predisposição para depressão.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Sentindo triste, desanimado e desmotivado… pode ser uma situação temporária. Porém quando quando a tristeza é crônica, de longa data e com muita intensidade, vale a pena prestar atenção. Para identificar se é simples tristeza ou um quadro de depressão, faça o Teste para Sintomas de Depressão.

A mesma coisa acontece no cotidiano: geralmente, usamos angústia para nos referir a uma denominação mais ampla de sofrimento duradouro; já o termo ansiedade é ainda mais difundido para diversas manifestações emocionais e físicas, podendo abranger inclusive sensações de ânimo antecipatório, como quem diz que está ...

Salmo 116 - Contra a Aflição
Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me. Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus. O Senhor guarda os simples; quando me acho abatido, ele me salva. Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem .

Conclusão: A angústia espiritual é um fenômeno presente na vida de pessoas com câncer e tem significativa relação com o uso, de maneira negativa, da religião/espiritualidade como forma de enfrentamento da doença. Descritores: Espiritualidade; Religião; Religião e Ciência; Neoplasias; Enfermagem.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

A angústia pode ser entendida como um série de sensações que acontecem ao mesmo tempo: sensações físicas, como falta de ar, tontura, pressão no peito, aceleração nos batimentos cardíacos e também psicológicas, como pensamentos negativos, culpa, choro, medo, tristeza e ansiedade.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão. Mulheres grávidas devem pedir recomendação de chás para seus médicos.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.