Por que mataram João Batista?

Perguntado por: aribeiro6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

João foi preso por Herodes ao denunciar sua infidelidade. Pouco tempo depois, morreu de forma trágica, ao ter sua cabeça cortada e servida em uma bandeja a pedido de Salomé, filha do rei”, afirma Romão. E foi somente depois da morte de João Batista que Jesus Cristo passou a pregar publicamente.

João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo. Segundo Lucas, o nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel o enviado por Deus. "Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo".

Paulo - Panorâmica - Patologia: Rei Herodes morreu com doença renal crônica e infecção no pênis, diz estudo. O maior vilão do Novo Testamento teve um fim melancólico, acossado por uma doença crônica nos rins e uma infecção incomum no pênis chamada de gangrena de Fournier.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Diz a tradição que, antes de o imperador Domiciano exilar João, ele teria sido jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente. Mas saiu ileso, vivo, sem nenhuma queimadura. João morreu, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus, e foi sepultado em Éfeso.

Governador da Galileia que é mencionado no Novo Testamento. Mandou prender João Batista, que o censurara por ter deixado a mulher e passado a viver com Herodíade.

João, pregava sobre o evangelho do arrependimento, avisando que Deus pune o pecado e que ninguém poderia escapar só por ser judeu de nascimento. Ele pregava que era necessário se arrepender e viver de maneira que agrada a Deus (Lucas 3:7-9).

Machaerus, Jordânia

Maquero, conhecida pelo seu nome em latim, Machaerus, ou pelo nome em árabe, Mukawir, é uma colina fortificada situada na Jordânia, a 24 quilômetros ao sudeste da foz do rio Jordão, na costa leste ...

30 anos

Na época de Jesus, existiam muitos movimentos que pregavam a conversão e a ira de Deus pela humanidade pecadora. João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto.

João Batista foi o grande missionário de Jesus porque o “ [...] verdadeiro missionário de Deus tem de justificar, pela sua superioridade, pelas suas virtudes, pela grandeza, pelo resultado e pela influência moralizadora de suas obras, a missão de que se diz portador.” KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo.

O Evangelho diz expressamente que não; ele não fez nenhum milagre (cf.

E numa festa, Salomé, a filha de Hedodíades, dançou para Herodes. Ele ficou encantado e disse que pedisse o que quisesse que ela daria. E a menina, influenciada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista. Herodes mandou, então, decapitar João e a cabeça dele foi entregue à menina numa bandeja.

Seu pai era edomita e sua mãe, nabateia, mas ele praticava o judaísmo depois que toda sua família, que tinha boas ligações com Roma, se converteu.

A Bíblia não relata como foi a infância de João, nem como era a relação com seu primo Jesus nesse período. Indica apenas que João iniciou suas pregações entre os anos 28 e 29 d.C., “no décimo quinto ano no reinado de Tibério César” (BÍBLIA, 2000, p. 927).

Pedro: Segundo a história, ele foi crucificado de cabeça para baixo em Roma. André: Após ser martirizado e morto na Grécia.