Por que Macapá tem esse nome?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, porém, o topônimo “Macapá” possui origem no termo da língua geral setentrional macapaba, que significa “lugar de macabas” (macaba, macaba + aba, lugar).

Macapá de hoje
Situada na região norte, a cidade do meio do mundo é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, que divide os hemisférios norte e sul.

No século XX, em 1943, foi criado o território federal do Amapá, com administração conjunta do governo federal e do estado do Pará. Com a Constituição de 1988, esse território deixou de existir, passando ao status de unidade federativa. Com isso, no dia 1º de janeiro de 1991, foi instaurado o estado do Amapá.

Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, porém, o topônimo “Macapá” possui origem no termo da língua geral setentrional macapaba, que significa “lugar de macabas” (macaba, macaba + aba, lugar).

A palavra amapá é de origem indígena e vem da nação Nuaruaque, que habitava a região Norte do Brasil, na época do descobrimento. Significa, segundo Antonio Lopes (Topônimos Tupis, in Revista de Geografia e História, nº 2, São Luís, Sioge-Ma, 1947), “Lugar da Chuva” . AMA (Chuva) + PA ou PABA (Lugar, estância, morada).

Como vimos, a região do Amapá pertencia à Espanha. Assim, os primeiros colonizadores europeus chegaram à costa amapaense em 1499, com quatro caravelas lideradas pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. A região ficou sob o do- mínio espanhol a partir do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha.

Getúlio Vargas

- Em 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Amapá através do Decreto-Lei n. 5.812/1943.

Porém, isto só ocorreu em 1943, quando o governo de Getúlio Vargas criou os novos territórios federais, e dentre eles o do Amapá. de Imprensa Nacional, 1949, p. 98. e representações: o Contestado Franco-Brasileiro na última década do século XIX.

Buritizal

Macapá, atualmente, conta com 59 bairros oficiais e cerca de seis conjuntos. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a 2010, o bairro mais populoso do município é o Buritizal (Zona Sul) com 25.651 habitantes, seguido do Novo Horizonte (Zona Norte) com 24 360 moradores.

Macapá registrou 442.933 habitantes, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (28). A população de Macapá é de 442.933 pessoas, segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Em 3 de novembro, o apagão no Amapá foi causado por um incêndio em uma subestação na capital, deixando sem energia elétrica quase o estado inteiro. Mais de 800 mil pessoas ficaram sem água encanada e sem acesso a água potável, em meio a uma pandemia.

O Amapá, que até então pertencia ao estado do Pará, foi enfim desmembrado e elevado á categoria de Território Federal, e a sua criação fora exclusivamente visando fatores estratégicos, econômicos, políticos e principalmente militares nos quais o Brasil necessitava.

A castanha do Brasil é a principal base econômica e de subsistência na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Iratapuru.

Frases como “Tu jura, não?” (claro que não), “não, é pão!” (para confirmar algo já dito), “pai d'égua” (algo bom), “não, é cuia” (também para confirmar algo já dito) são comuns nas conversas entre amapaenses.

É o aniversário de Macapá. São 265 anos da capital brasileira banhada pelo Rio Amazonas, cortada pela Linha do Equador e abençoada pelo padroeiro São José.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São José de Macapá, em 1758. Sede na antiga povoação de São José de Macapá. Instalada 04-02-1758. Elevado á condição de cidade com a denominação de Macapá, pela Lei n.º 281, de 06-09-1856.

Continuar lendo Tem mar em Macapá?