Por que má-fé tem Hifen?
Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.
Quais palavras continuam com hífen?
Exemplos: Anti-inflamatório, arqui-inimigo, contra-ataque, mini-instrumento, inter-racial, pan-nacionalismo, pós-graduação, pré-operatório, tele-homenagem, ultra-apressado, super-racional, vice-presidente, semi-intensivo, ex-namorado, circum-hospitalar, co-herdeiro, auto-observação.
Porque não se usa hífen?
Não há hífen quando o PREFIXO terminar com letra DIFERENTE da primeira letra da segunda palavra. Exemplos: autoajuda, autoestima, extraescolar, contraindicação, infraestrutura, superestrutura, coedição, semiárido, intramuros.
Quais são as 18 regras do hífen?
Quando NÃO usar o hífen em palavras compostas
- água-de-colônia.
- cor-de-rosa.
- pé-de-meia.
- arco-da-velha.
- mais-que-perfeito.
- ao deus-dará
- à queima-roupa.
Como surgiu o hífen?
Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra hífen vem de origem grega huphén (”juntamente”) e teve o surgimento na língua portuguesa no ano de 1576.
Como saber se tem hífen?
- O hífen será mantido quando os prefixos terminarem com “r” e o segundo elemento começar pela mesma letra. Não se emprega o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”.
Porque Manda-chuva não tem hífen?
mandachuva (forma do verbo mandar + chuva)
Por último, a referência maior que podemos ter sobre a ortografia das palavras em Língua Portuguesa é o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Nele, a forma que se apresenta é a sem hífen, observe: Escrito por Carol Machado, em 28 de agosto de 2019.
Tem hífen entre vogais?
Vogais iguais
Outra regra que mostra quando se utiliza o hífen. Quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen. Um exemplo dessa regra é a palavra anti-inflamatório.
Porque Vagalume tem hífen?
Vaga-lume é um substantivo composto formado por justaposição. Isso quer dizer que, na união dos dois termos, ambos se mantiveram intactos, sem perdas de letras. Ademais, trata-se de um substantivo uniforme, porque só pode ser usado no masculino.
Tem hífen depois de ex?
ALÉM, AQUÉM, BEM, EX, SUPER, PÓS, PRÉ, PRÓ, RECÉM, SEM, SOTA, SOTO, VICE e VIZO sempre exigem hífen. Exemplos: Recém-formado / além-túmulo / super-homem / ex-namorado / vice-diretor.
Porque Lobo Guará tem hífen?
Acordo Ortográfico
Segundo a Reforma Ortográfica, os termos que indicam espécies botânicas ou zoológicas devem ser escritos com hífen, independentemente de terem ou não preposição. É exatamente o caso de lobo-guará.
Como se escreve dia a dia tem hífen?
A forma certa de se escrever é dia a dia, sem hífen. Por exemplo: “A lista de presença é atualizada dia a dia”. “Dia-a-dia”, com hífen, deixou de ser usado quando o Novo Acordo da Língua Portuguesa se tornou obrigatório em 2016 e simplificou o uso da locução.
Por que pôr do sol não tem hífen?
O correto é “pôr do sol” (com acento e sem hífen).
Isso porque “por” (sem acento) é uma preposição, enquanto “pôr” (com acento) é um verbo substantivado.
Quais são as palavras que mudaram com a nova ortografia?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Porque Beija-flor tem hífen?
O Hífen ( - ) é um sinal usado para ligar os elementos de palavras compostas, para unir pronomes átonos a verbos e para, no fim da linha (translineação), separar uma palavra em duas partes. Exs: couve-flor, beija-flor, chamaram-me, vê-lo-ei.
Como entender o hífen?
Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.
Por que hífen termina em n?
Como o Miguel Marques coloca no Ciberdúvidas: A razão para as palavras que o consulente apresenta [hífen, hímen e sêmen] terminarem em n é etimológica. Estas palavras entraram tardiamente na língua portuguesa por via erudita, daí não terem sofrido praticamente alterações.
Por que o hífen tem acento?
Hífenes, com acento gráfico
É uma palavra proparoxítona: HÍ-fe-nes. Seguindo as regras de acentuação da língua portuguesa, a palavra hífenes é acentuada graficamente porque todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente.
Tem hífen depois de super?
Hiper, inter e super exigem hífen diante de palavras iniciadas pelas consoantes H e R, como em super-habilidade e inter-relação. Além, aquém, bem, ex, super, pós, pré, pró, recém, sem, sota, soto, vice e vizo sempre exigem hífen, como em recém-formado e além-túmulo.