Por que livros oxidam?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Uma grande incidência de luz, seja ela natural ou artificial, faz com que os livros fiquem amarelados e desbotados, além de adiantar o processo de acidez natural em publicações em papel de madeira (modernos). Jornais têm uma maior tendência a amarelar, por isso, é bom guardá-los em caixas ou encaderná-los.

Umidade. Verifique se não há umidade na parede onde os seus livros estão. Se houver, afaste o máximo possível a estante da parede. Quando os livros já estão com cheiro de mofo e muito acúmulo de ácaros, o ideal é deixá-los por alguns dias em um local bem ventilado, longe do sol.

Sabe quando as páginas ficam onduladas? Isso geralmente acontece porque calor em excesso faz com que as fibras de celulose percam elasticidade, flexibilidade e resistência. Já a umidade facilita o desenvolvimento de mofo.

Posicione a sua estante em locais protegidos do sol e da iluminação direta dos ambientes internos. Uma grande incidência de luz, seja ela natural ou artificial, faz com que os livros fiquem amarelados e desbotados, além de adiantar o processo de acidez natural em publicações em papel de madeira (modernos).

A dica de como limpar livros mofados funciona assim: coloque os livros em um saco plástico fechado com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe-o por 24 horas ou até 10 dias, até que o mofo se dissolva por completo. Depois, é só retirar o excesso de produto com uma escova ou aspirador de pó.

Livro – 50 anos. Ou séculos. Livros de bolso são feitos de papel-jornal, ficam com páginas amareladas e quebradiças. Afinal, não são feitos para sobreviver numa estante.

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

Misture água e detergente.
Em primeiro lugar, limpe o cromo para remover poeira, marcas e sujeira, além deixar bem exposta qualquer oxidação que tenha se formado na superfície. Encha um balde com água morna, pingue dentro dele de cinco a dez gotas de detergente líquido, e agite a mão dentro d'água para formar espuma.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

A opinião de outras pessoas é o indicador principal para sabermos o quão boa é a nossa história. E faz muito sentindo, tendo em vista que o livro é escrito para alguém ler. Parece óbvio, mas os leitores beta são aqueles que, além de ler o seu livro, deverão dar feedbacks sinceros sobre seu livro.

Livros devem ser guardados sem nenhum objeto em seu interior
É importante ainda não colocar nada no interior dos livros que serão guardados seja em casa ou na Guarda Bens Self Storage. Então, nada de armazenar os exemplares com flores, folhas, marcadores grossos, porque eles podem danificar as folhas e a capa.

— Nunca deixe-os inclinados, o que os deformaria, ou deitados, pois assim a tinta de impressão pode grudar nas páginas, danificando-as.

Nós mudamos a capa quando o livro está esgotado ou quase, ou seja, não temos mais em estoque e teríamos que reimprimir de qualquer forma.

Borrife um pouco de água nas páginas do livro.
Se o livro tiver secado com as páginas onduladas, umedeça-as com mais água — mas de leve, sem encharcar o material. Na falta de um borrifador, umedeça um pincel em água e jogue alguns respingos nas páginas onduladas com cuidado.

1 – Pano úmido e álcool em gel
Com um pano úmido de álcool em gel (não deixe muito molhado, apenas umedeça), passe apenas nas capas dos livros para remover a sujeira, em seguida deixe-o secar no sol, com as páginas abertas. Isso ajuda a tirar o mofo e o cheiro de poeira, em livros mais velhos.

Guarde seus livros em uma estante na vertical, sem pressioná-los. Deixe um espaço entre os livros guardados na estante e a parede para protegê-los da umidade. Não deixe seus livros expostos à luz do sol. Pelo menos a cada seis meses passe um pano limpo e seco em cada um dos seus livros.

2 – Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos ou encapados em papel pardo. O saco plástico impede a respiração adequada do papel. E o papel pardo gera mais dano do que benefício ao livro, por ser de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiverenvolvendo (migração ácida).

Se a oxidação já surgiu, o primeiro passo é removê-la de forma mecânica ou com ajuda de produtos químicos, como o Quimox, da Quimatic Tapmatic. Depois, é necessário voltar a proteger a superfície com um revestimento, como tinta, por exemplo, evitando que o metal tenha contato direto com o oxigênio.

A remoção da camada oxidada pode ser feita de forma manual utilizando-se escovas de aço, lixas ou espátulas, ou por meio do uso de equipamentos elétricos, como pistoletes de agulha, lixadeiras ou escovas de aço.

Para livros novos e velhos, use uma flanela seca para retirar o pó da parte interna e externa dos livros. Para a capa, pode ser interessante recorrer aos limpadores multiuso. Desse modo, umedeça um pano limpo com o produto e espalhe. Remova o excesso com um pano seco antes de guardar o exemplar.