Por que ler O homem que calculava?

Perguntado por: rbarros5 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O Homem que calculava é um livro recomendado aos amantes dos números por trazer várias situações e problemas relacionados à matemática e que são brilhantemente resolvidos e comprovados por Beremiz.

Beremiz é um matemático persa do séc. XIII, personagem principal do livro "O homem que calculava" de Malba Tahan ou o escritor brasileiro e matemático Julio Cesar de Mello e Sousa.

Após vencer brilhantemente um desafio proposto por sete sábios, Beremiz diz ao califa que deseja casar-se com Telassim. Para isso, é submetido a um último desafio: decifrar a cor dos olhos de um grupo de escravas, apenas ouvindo as suas declarações, que poderiam ser verdadeiras ou não.

Foram várias as formas de apresentação, algumas muito criativas, demonstrando dedicação e envolvimento por parte dos alunos: teve vídeos simulando como se fossem para algum canal do youtube; animação criada pelos próprios alunos (precisaram desenhar as cenas, criar os efeitos visuais, encaixe da narração nas cenas) o ...

Beremiz, com o apoio do seu amigo, propôs resolver o problema adicionando seu próprio camelo para totalizar 36. Dessa forma, a divisão proposta pelo pai seria respeitada: O filho mais velho ficaria com a metade de 36: 18. O filho do meio ficaria com a terça parte de 36: 12.

Haviam recebido uma herança de 35 camelos do pai, que deixava a metade para o mais velho, a terça parte para o irmão do meio e a nona parte para o irmão mais moço. O motivo da discussão era dificuldade em dividir a herança: o mais velho receberia a metade.

Qual seria uma boa solução para que todos os filhos saíssem lucrando e a pessoa responsável pela divisão (S.C.) também saísse lucrando? QR acrescentou um camelo seu ao 35 dos três irmãos (35+1=36) e fez a divisão de 36 camelos entre os filhos.

As obras de Malba Tahan permitem aprender conceitos de Matemática e constatar que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa, visto que a centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões.

Malba Tahan ensinava Matemática com arte, conhecimento e sabedoria, propunha novas alternativas para melhorar o ensino aprendizagem de matemática e divulgava suas idéias numa época em que prevalecia fortemente o dogma de que “para ser um bom professor de Matemática basta conhecer a Matemática” e [...]

Julio cria Malba Tahan
Quando Julio Cesar de Mello e Souza cria o pseudônimo Malba Tahan, não pretendia apenas criar um pseudônimo, mas uma mistificação literária, isto é, fazer com que Malba Tahan parecesse ser o nome de um escritor real, que tivesse realmente existido.

Os problemas são: "O Problema dos 35 Camelos" e "O Problema do Joalheiro", onde o professor pode trabalhar questões como proporcionalidade, frações e divisão.

Como esse homem adquiriu tal habilidade? Resposta: Beremiz Samir tinha o trabalho de levar um grande rebanho para o campo e traze-los de volta com segurança, e foi assim que ele adquiriu a habilidade de calcular, pois contava as ovelhas, uma por uma, até ter certeza de que não havia perdido nenhuma.

Aventuras do calculista persa Beremiz Samir, que durante uma longa viagem resolve muitos problemas empregando, com maestria e inteligência, a ciência que mais conhecia: a matemática. Obra rara, que se tornou celebre, ao brincar com a Matemática durante uma narrativa singular no mundo árabe.

"É preciso desconfiar sete vezes do cálculo, e cem vezes do calculista." - Provérbio indiano dito pelo rei El-Harit, na anedota contada por Iezid Abul-Hamid.o poeta. "A Geometria existe, como já disse o filósofo, por toda a parte.

Detalhes do livro
A Matemática desempenha muitos papéis em ciência natural, os quais Jairo José da Silva se dispõe a mapear e investigar. Ao se buscar responder o que a Matemática tem que ser para que possa ser assim tão útil à ciência, busca-se também esclarecer a própria natureza do conhecimento matemático.

A matemática é essencial para a vida de qualquer pessoa. Precisamos dela para calcular trocos e também para cozinhar. A matemática nos auxilia no raciocínio, inclusive, em outras disciplinas! Para desenvolver um cálculo matemático, é necessária muita concentração.

O Homem Vitruviano está exposto na Gallerie dell'Accademia, em Veneza, na Itália. O desenho é também chamado de “Cânone das Proporções”. Devido às suas proporções e técnicas, a obra de Leonardo é considerada um algoritmo matemático. Sendo assim, a área total do círculo é equivalente à área do quadrado.

Beremiz, com o apoio do seu amigo, propôs resolver o problema adicionando seu próprio camelo para totalizar 36. Dessa forma, a divisão proposta pelo pai seria respeitada: O filho mais velho ficaria com a metade de 36: 18. O filho do meio ficaria com a terça parte de 36: 12.

A partilha é a divisão do acervo entre os sucessores do falecido após o inventário, sendo assim cada herdeiro através da partilha recebe a sua parte da herança. O herdeiro pode sempre requerer a partilha, mesmo que o testador o proíba, cabendo igual direito aos seus cessionários e credores.

Por fim, disse ao mais novo: - Tu, segundo a vontade de teu pai, deverias receber a nona parte de 35, isto é, 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, ou seja, 4.