Por que ler dá tanto sono?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O acúmulo de adenosina leva àquela vontade irresistível de dormir. Se você optar por realizar leitura à noite, por exemplo, seu corpo terá acumulado uma grande quantidade dessa substância e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.

Como não cair no sono durante os estudos. Fazer exercícios leves, beber água e até assistir um vídeo na internet podem espantar o sono na hora de estudar. A rotina de estudos de quem está se preparando para os vestibulares e Enem é cheia de exigências.

Com certeza sim! Muito presente na nossa vida, faz com que deixemos de realizar afazeres que nos são importantes, como uma leitura obrigatória para a escola ou um artigo científico para analisar em aula, na faculdade. Nós, brasileiros, já somos tarjados como um bando de ociosos por várias outras coisas.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Consequências dos distúrbios de sono aos jovens com TDAH
O indivíduo que não tem uma boa qualidade de sono também sofre com queda de produtividade, alterações de humor, fadiga, perda de memória e sonolência diurna excessiva. Os jovens com TDAH podem ser afetados de forma ainda mais intensa por esses sintomas.

De acordo com a National Sleep Foundation, uma entidade norte-americana que promove a saúde do sono, crianças em idade escolar precisam dormir de 9 a 11 horas por dia e adolescentes de 8 a 10 horas diariamente.

A explicação está, de acordo com a teoria que balizou o estudo, na percepção de que o cérebro tem uma capacidade limitada de tomar decisões. E essa capacidade vai sendo reduzida ao longo do dia até um momento em que o a mente precisa parar, descansar, para depois recuperar a capacidade original de operar.

Por que dormir bem é prioridade nos estudos e como ter uma boa noite de sono. É durante o sono que o cérebro trabalha novas informações aprendidas durante o dia, atividade que permite a consolidação da memória curta em memória longa – aquela que não esquecemos depois de um tempo.

A sonolência diurna excessiva é definida como a dificuldade em permanecer acordado ou alerta, ou um desejo exacerbado de dormir durante o dia. A principal característica é que o sono ocorre de maneira não intencional e em horários inadequados quase diariamente por pelo menos três meses.

Dicas rápidas para não sentir sono na hora do estudo:

  1. Café + Descanso de 30min antes dos estudos.
  2. Durma entre 5 e 6h pelo menos (com qualidade)
  3. Postura.
  4. Reveja sua alimentação.
  5. Faça atividade física.

Como você pode imaginar, a leitura traz um grande benefício para quem a pratica que é o ato de relaxar. Portanto, quem lê ao acordar, começa o dia com uma sensação de menos tensão, o que é essencial para torinas agitadas.

O Salmo 3, verso 5, diz assim: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta”. Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo.

A leitura à noite pode contribuir para a aprendizagem e memorização, uma vez que você dormirá logo após a leitura e facilitará a absorção da informação lida. É uma maneira de manter a mente e o corpo mais relaxados no fim do dia, o que pode ser interessante na hora de induzir o sono.

ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.

Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras. Todas as pessoas possuem dificuldade para lidar com a preguiça uma vez ou outra.

Continuar lendo Por que ler dá sono?