Por que jovens estão ficando calvos?

Perguntado por: amonteiro8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

"A calvície está diretamente ligada a fatores genéticos e outros fatores, como distúrbios hormonais e também emocionais. Hábitos de vida, de alimentação, uso de medicamentos e o consumo de cigarro, por exemplo, também influenciam e muito quando o assunto é a queda de cabelos", diz.

E essa queda vem afetando as pessoas cada vez mais cedo, já que aproximadamente 25% dos jovens entre 20 e 25 anos apresentam algum grau de calvície. Essa queda pode afetar diretamente a autoestima, mas é possível amenizar o quadro enquanto o grau de calvície for leve ou moderado.

“A calvície é uma doença genética hormonal, por isso muitas vezes é comum encontrar homem com 18 anos já careca ou com falta de cabelo em algumas partes do couro cabeludo.

Tem como evitar a calvície? Descubra!

  1. Evite cigarro.
  2. Evite procedimentos químicos.
  3. Evite banho com água muito quente.
  4. Não durma com cabelo molhado.
  5. Mantenha os fios sempre limpos.
  6. Como evitar a calvície com alimentação saudável.

O principal remédio utilizado para calvície é o Finasterida, um comprimido que deve ser ingerido todos os dias e que impede a formação de um hormônio conhecido como DHT, que dificulta o crescimento de cabelo. Assim, é esperado que o cabelo volte a crescer 3 a 6 meses após o início do tratamento.

Ter pai calvo é é fator de risco
No entanto, segundo a especialista, ter pai calvo não é o único fator de risco e nem uma sentença de que o indivíduo apresentará a condição. “A existência de casos na família, embora aumente o risco, não significa, necessariamente, que a condição se manifestará”, informa a médica.

01) QUEDA EXCESSIVA DOS FIOS
Mas se, você começar a perceber, que os fios estão caindo MUITO, no ralo do chuveiro, no travesseiro, no pente, escova... Excessivamente, mais do que o habitual, isso pode ser um Sinal da Calvície sim, mas também pode ser outras questões.

Não. O fato de o seu cabelo apresentar entradas não significa que você tenha calvície e vá perder os seus cabelos. As entradas podem se manifestar sem nunca desenvolver calvície, entretanto, fique sempre de olho nos sinais e, se perceber alguns deles, procure um médico dermatologista.

É possível recuperar as entradas do cabelo?

  1. MMP. O MMP é um tratamento que utiliza um aparelho de rolamento, acoplado a agulhas bem pequenas que, ao deslizar no local tratado, aumenta a vasodilatação e estimula os folículos capilares. ...
  2. Intradermoterapia capilar. ...
  3. Laser fracionado. ...
  4. Luzes de baixa intensidade.

Pode ser preciso continuar a tratá-la. Quanto custa a cirurgia de transplante capilar? O transplante pode custar de R$ 20 mil a R$ 60 mil. A cirurgia dura de 6 a 10 horas.

Um excelente remédio natural usado no tratamento da calvície e perda de cabelo é o leite de coco e cenoura. A cenoura ajuda a fortalecer o cabelo, porque tem vitaminas B6, B12 e antioxidantes, aliás, essas vitaminas brindam também uma aparência mais saudável.

Maneiras de prevenir a calvície

  1. Esteja atento aos sinais. O primeiro passo para evitar que a calvície se desenvolva é identificar o problema e se atentar aos sinais que podem surgir já na adolescência ou durante a vida adulta. ...
  2. Cuide da alimentação. ...
  3. Faça cirurgia preventiva. ...
  4. Procure ajuda profissional logo no início.

35 a 40 anos

Afinal, a calvície estabiliza? Sim. Ela costuma se estabilizar entre os 35 a 40 anos, pois a calvície costuma evoluir até essa faixa etária. A partir dos 50 anos, mais ou menos, os fios começam a afinar não pela calvície em si, mas pelo envelhecimento.

Segundo a dermatologista Luiza Ottoni, especialista em tricologia, o uso de bonés não aumenta a queda dos fios, pois o processo que os torna mais finos e, posteriormente, leva à queda de cabelo é, geralmente, decorrente de ação hormonal.

Os primeiros sinais da calvície nos homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre 17 e 23 anos. Dezessete anos é uma idade realmente perigosa. Os cabelos não caem de uma vez, mas a queda é contínua, persistente e irreversível, porque determinada pelos genes que a pessoa herdou do pai e/ou da mãe.

Na calvície precoce, por sua vez, esse tipo de manifestação já é claramente percebida em jovens em torno dos 20-25 anos de idade, alguns deles já com perda importante da cobertura capilar. A principal causa é uma maior sensibilidade do indivíduo ao hormônio DHT (dihidrotestosterona), principal causador da calvície.

A calvície tem origem hereditária e ainda não há cura conhecida para o problema. O problema tem início quando o organismo passa a transformar o hormônio testosterona – presente principalmente nos homens, o que justifica a prevalência da doença entre eles – em outro, chamado diidrotestosterona (DHT).

A calvície genética vem da mãe ou do pai? O gene AR está localizado ao cromossomo X. Esse é o cromossomo que os homens herdam da mãe, por isso a crença de que a calvície genética venha do lado materno.