Por que Josué perdeu a batalha?

Perguntado por: ipimenta2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Josué e os anciãos de Israel buscaram uma explicação de Deus. Não era somente o povo que foi envergonhado pelo inimigo, Josué afirmou, mas o próprio nome de Deus seria blasfemado pelos inimigos. A resposta de Deus foi rápida e direta: Israel pecou e, por isso, perdeu a batalha.

O relato de Acã, que desobedeceu à ordem de Deus e roubou objetos sagrados de Jericó, resultou na derrota do exército de Israel diante da pequena cidade de Ai. Como consequência, 36 homens perderam a vida e todo o povo de Israel ficou abalado, questionando a presença e ajuda de Deus.

Israel está perdendo a guerra não apenas porque não conseguirá, ao fim de sucessivas batalhas, viver em segurança, mas porque, à força de querer manter a todo custo a sua dominação colonial sobre um outro povo, corre o risco de realizar outra profecia, a de Henry Kissinger, de que em alguns anos já não haverá Israel.

Ele teria que reivindicar a terra de seus habitantes atuais, lutar e liderar batalhas e prover liderança espiritual para um grande grupo de pessoas. Ao sentir o peso avassalador da tarefa diante dele, o Senhor proferiu estas palavras de incentivo: “Não to mandei eu?

Ele demonstrou a importância de ser forte, resiliente e principalmente, fiel à orientação divina. Este é um convite à reflexão sobre a sua história, suas conquistas e o poder da fé. A vida de Josué é um testemunho de como o poder divino pode se manifestar quando alguém escuta, crê e obedece a Deus.

Vitória israelita decisiva. Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

Acã trai Josué e se torna o informante secreto dos cananeus - A Bíblia.

O que acontece com nosso progresso espiritual quando tentamos esconder nossos pecados? Josué 7 relata como os filhos de Israel aprenderam uma lição muito impressionante sobre a importância da obediência e de como ela afeta outras pessoas, e que não podemos esconder nossa desobediência do Senhor.

Outras vezes são simplesmente muralhas, como as que enfrentaria o povo de Israel, em Jericó, cujos habitantes eram pagãos e devassos. Deus não queria que os israelenses se contaminassem. A saída seria derrubar todas as muralhas, porque o Senhor quer o melhor para seu povo.

O que essa pessoa estava vestindo? (Josué, o sumo sacerdote, estava com roupas imundas, representando o povo de Judá em seu estado pecaminoso.)

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.

Sofrimento pela amada e sucessivas vitórias
Porém, nem isso desanima o enviado de Deus em sua missão. À frente de seu povo, Josué vence mais de quarenta reinos inimigos, um por um, confirmando cada vez mais o domínio do povo de Israel sobre Canaã.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

“No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!” O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar.