Por que José Sarney assumiu a presidência em 1985?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Sarney assumiu o governo interinamente após a internação de Tancredo Neves, e definitivamente em 21 de abril de 1985, após a morte do qual foi o primeiro presidente civil após mais de vinte anos de ditadura militar no Brasil.

Transição: Tancredo Neves e o Governo Sarney (1985–1990)
Tancredo Neves criou o termo "Nova República" e tornou-se o primeiro civil eleito presidente desde 1964. José Sarney, então vice de Tancredo, assumiu poder em 1985 e conduziu a redemocratização do país.

O Governo João Figueiredo foi marcado pela continuação da abertura política iniciada no governo Geisel.

Em outubro de 2006, Lula se reelegeu para a presidência, derrotando no segundo turno o candidato do PSDB Geraldo Alckmin, obtendo mais de 60% dos votos válidos contra 39,17% de seu adversário. Sua estada na presidência foi concluída em 1º de janeiro de 2011.

Na manhã do dia seguinte, o Congresso dá posse interinamente ao vice José Sarney. A posse é controversa e o até então presidente João Batista Figueiredo recusa-se a receber Sarney e passar a faixa presidencial.

21 de Abril - Morre o Presidente da República Tancredo Neves no Instituto do Coração em São Paulo; 15 de Novembro - Primeiras eleições diretas para as prefeituras das capitais, das cidades litorâneas e de municípios "enquadrados" pela antiga Lei de Segurança Nacional no Brasil, em quase 20 anos.

Diretas Já foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil, durante a ditadura militar brasileira.

17 de setembro - O Brasil registra seu primeiro grande apagão, atingindo 10 estados. 19 de setembro - Um grande terremoto atinge o México. Nigel Mansell vence o GP da Europa, sua primeira vitória na Fórmula 1. Alain Prost torna-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

1994 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 54,28%

Tancredo de Almeida Neves GCTE (São João del-Rei, 4 de março de 1910 – São Paulo, 21 de abril de 1985) foi um advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido o 33.º primeiro-ministro do Brasil (o primeiro do período republicano) e presidente da república eleito, porém não empossado devido a problemas ...

No Datafolha mais recente, divulgado em 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

Foi responsável por uma expressiva desburocratização e modernização do sistema público, com a digitalização recorde dos serviços públicos federais, através da criação da plataforma digital "gov.br", e posteriormente através da Lei do Governo Digital, dos estados e municípios.

23 de novembro de 1891 - Deodoro da Fonseca renuncia à presidência da República.

Por que o Plano Cruzado falhou? Devido ao congelamento de preços, o resultado dos primeiros meses após o Plano Cruzado foi de redução significativa da inflação. No entanto, indubitavelmente, o congelamento de preços era insustentável, sobretudo para os produtores e empresários.

O último presidente da República que conclui o mandato e que não recebeu a faixa do ocupante anterior foi José Sarney, que assumiu o cargo em março de 1985. O então ocupante, João Figueiredo, não aceitou participar da cerimônia do primeiro civil eleito após a ditadura militar.

Coube a Aline receber a faixa das outras pessoas e vesti-la em Lula. Aos 90 anos, o cacique Raoni Metuktire dedica sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta e tem grande reconhecimento internacional.

O que foi o regime militar? O Regime militar brasileiro durou entre 1964 e 1985, época em que os presidentes que assumiram o comando do país eram militares generais, conservadores e autoritários. As Forças Armadas Brasileiras estavam envolvidas no processo, ou seja o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.

Ditadura militar (1964-1985) - Breve história do regime militar.