Por que Jônatas amava Davi?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Jônatas não era apenas leal. Ele reconhecia que Davi era o escolhido de Deus para reinar sobre Israel. Vale lembrar que Jônatas era o sucessor natural ao trono, portanto, humanamente falando, uma amizade com Davi era completamente improvável.

Alguns cronologistas bíblicos chegam a afirmar que havia uma diferença de 25 a 28 anos de idade entre Davi e Jônatas. Depois de haver ouvido seu pai conversando com Davi, Jônatas desenvolveu uma afeição por Davi como só é comum aos companheiros de combate.

Reis: Virgem, mulher de Jônatas ri à toa com visão de 'aquilo maravilhoso' · Notícias da TV.

eglá. a Bíblia não diz como se iniciou esse relacionamento e nem Como terminou desse quarto relacionamento nasceu e treião o quinto matrimônio de Davi foi com uma aka desse relacionamento nasceu Absalão a sexta esposa de Davi se chamava.

Jônatas e Davi fizeram um convênio de amizade e paz que deveria estenderse a seus descendentes eternamente. (Ver I Samuel 20:14–17, 42.) O que é um convênio? (É uma promessa solene entre, no mínimo, duas pessoas. Lembre às crianças alguns dos convênios importantes que fazemos com Deus.)

As árvores estavam cheias de mel, mas ninguém comeu nada porque eles estavam com medo do juramento de Saul. Mas Jônatas não tinha ouvido o seu pai dar a ordem ao povo. Por isso, estendeu o bastão que tinha na mão, molhou a ponta num favo e comeu um pouco de mel.

As lições da amizade de Jônatas e Davi
Sua lealdade fez com ele se arriscasse em prol de seu amigo, quando entendeu que se pai realmente planejava matar Davi. Além disso, vemos que Jônatas também não era uma pessoa egoísta e soberba; mas possuía um caráter humilde que colocava seus próprios interesses em segundo plano.

14 E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para amatares o bungido do Senhor?

Conta-se no Velho Testamento que Davi, depois de tirar uma sesta, avistou do seu palácio uma mulher “muito formosa” tomando banho. Era Betsabá. Davi pediu que a trouxessem ao palácio. E logo a conheceu – no mais puro sentido bíblico.

A Bíblia registra que naquela mesma noite Mical desceu Davi por uma janela para que ele não fosse morto pelos homens de Saul.

Mical, a primeira esposa de Davi
Vendo que Mical, sua filha mais nova, amava Davi, Saul tomado pelo ciúme e ira, fez disso uma oportunidade para colocar ele de frente com seus inimigos.

Na Batalha de Gilboa, contra os filisteus, Jónatas morreu com seus irmãos Abinadabe e Malquisua, e mais tarde Saul se suicidou.

Davi é bondoso com Mefibosete por causa de Jônatas |Reis.

Mefibosete era, portanto, neto de Saul. Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Ainoã foi o amor da juventude de Davi. Em Reis acompanhamos o início de sua relação com ele, bem jovem, e anos depois, quando ela se torna esposa de Davi. Vemos a personalidade dela bem sentimental e diversas vezes ciumenta, pois se lembra sempre que ele casou com Mical antes dela.

E não apenas seu coração: também seu pênis. Foi um caso de paixão sexual à primeira vista. Conta-se no Velho Testamento que Davi, depois de tirar uma sesta, avistou do seu palácio uma mulher “muito formosa” tomando banho. Era Betsabá.

Aitofel

Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.

Mas um dia, Davi descobriu que Saul queria matá-lo, e contou para Jônatas. Jônatas achou estranho porque seu pai não havia comentado nada com ele, mas Davi sabia que Saul conhecia a amizade deles e não queria que o filho sofresse, mas Davi tinha certeza que estava bem perto da morte.