Por que jogar arroz casamento?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

De origem chinesa, consiste em jogar arroz nos noivos para dar fertilidade e prosperidade ao casal. A partir de então, esse gesto foi espalhado aos redores do mundo, cada casamento tem seus rituais tradicionais e muitas pessoas não se dão conta desse hábito milenar.

5 Substituições para a Chuva de Arroz no seu Casamento

  • 1- Fogos de Artifício. Quando os noivos estiverem saindo da igreja, começam a queima dos fogos de artifício. ...
  • 2- Sparkles. ...
  • 3- Pétalas de Rosa. ...
  • 4- Confetes Coloridos. ...
  • 5- Bolas de Sabão.

Chuva de arroz ou de confetes
Arroz e outros grãos, são sempre vistos como sinais de prosperidade e fertilidade. Por isso, a prática de jogar arroz em um casamento simboliza boa sorte aos noivos.

Você pode incluir alguns ramos de arruda (afastar mau-olhado), alecrim (atrair boa sorte) ou lavanda (fonte de equilíbrio e revigoramento) no seu buquê. Você também pode comprar banhos de ervas para tomar antes do casamento e proteger-se das más energias.

“É verdade, a maioria das igrejas proibiu este momento, porque o arroz que fica na calçada/escada após a saída dos noivos é escorregadio e pode causar um acidente.

Casamentos são celebrações nas quais utilizados muitos elementos simbólicos, tais como o vestido branco, a troca de alianças ou o arroz arremessado aos noivos na saída da cerimônia, tradição que teve sua origem entre os chineses, que acreditavam que o arroz trazia prosperidade e fertilidade aos noivos.

Antigamente, as noivas jogavam o buquê de verdade.

Pétalas de rosa
Além disso, tem a tradição dos antigos romanos, que costumavam jogar flores na noiva porque acreditavam que elas traziam sorte e amor ao novo casal”, pontua.

Segundo a lenda, há mais de dois mil anos antes de Cristo, um chinês comprou para o Casamento de sua filha muitos quilos desse alimento para fazer a chuva de arroz. Isso porque ele queria desejar coisas boas ao casal. Desde então esse costume foi adotado ao redor do mundo e muitos noivos mantiveram essa tradição.

A simpatia do arroz é muito poderosa e conhecida por trazer prosperidade para a vida de quem a pratica.

Já o cortejo nupcial de saída é um pouco menos rígido, mas ainda assim ele segue algumas regras. A ordem do cortejo de casamento se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos.

Pão integral, geleias e sucos de frutas naturais são permitidos para o café da manhã da noiva e não pesam no organismo. Uma salada leve e colorida, acompanhada de filé de frango ou peixe grelhado, pode garantir energia e saciedade que a noiva precisa para um almoço de qualidade.

Quando ameaçamos o outro falando de separação ou começamos a fantasiar com a ideia de viver com outra pessoa, estamos destruindo o nosso casamento em sua raiz. Em um casal saudável, o compromisso mútuo é sempre maior que as suas divergências e falhas.

Mas por que é "proibido"? Basicamente por dar azar à relação. Porém, por trás da superstição, está a intenção de evitar que um dos noivos se arrependesse e não concretizasse a união. A proibição do contato visual entre os noivos remonta aos casamentos arranjados.

Hoje, considerado por muitas pessoas como a cor da pureza, o azul é indispensável para a noiva que deseja um casamento próspero. Acredita-se, portanto, que a noiva precisa entrar no altar com algo azul, mesmo que em um pequeno detalhe, para representar a pureza do relacionamento e para afastar energias negativas.

Você irá segurar o buquê com a sua mão direita enquanto caminha e passá-lo para a mão esquerda quando for subir ao altar com seu noivo. Você pode segurá-lo por alguns instantes para que o fotógrafo consiga registrar e depois entregá-lo a uma das madrinhas, à sua mãe ou à sua cerimonialista.

6 Princípios para um Casamento Próspero

  1. 1: o comprometimento. Para a maioria dos casais, o grande objetivo em estar juntos é compartilhar a vida por completo. ...
  2. Visões futuras em comum. ...
  3. Entender como cada um é, financeiramente. ...
  4. Conversas sinceras. ...
  5. Definam os papéis de cada um. ...
  6. O perdão. ...
  7. Um casamento próspero.

O arroz também simboliza a riqueza, a abundância e a pureza. Devemos observar que no ocidente o arroz branco é símbolo de felicidade e fecundidade, e por isso nas cerimônias de casamento são lançados grãos de arroz sobre o casal recém consagrado por um sacerdote.

Noivo e sua mãe
O noivo é o primeiro a entrar, abrindo o cortejo de entrada ao altar. Neste momento todos os convidados, que já estarão acomodados, ficam em pé para recebê-lo. O noivo entra acompanhado de sua mãe, que fica do seu lado esquerdo.

Bolhas de sabão, pétalas de flores, balões de gás, confetes e sparkles são algumas opções que tornam o casamento ainda mais especial. Jogar arroz nos noivos na saída da igreja é algo tradicional e simbólico.

Esse é o mais clássico de todos: A noiva fica de costas para as convidadas, que se agrupam esperando pelo buquê. Ela faz de conta algumas vezes que vai jogar, só pra sair na foto, e daí joga efetivamente. Para as noivas católicas, pode-se substituir o buquê por um boneco de pelúcia ou feltro de Santo Antônio.