Por que jogar água no avião?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Além do último voo de um piloto, o batismo d'água também é utilizado para celebrar ou prestar homenagem na chegada de uma nova companhia a um aeroporto, a estreia de um modelo novo de avião ou a inauguração de uma nova rota.

Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

O ritual do batismo é uma tradição mundial usada para festejar uma nova rota, homenagear a tripulação ou até a chegada de um novo modelo de aeronave, utilizando jatos de água de caminhões do Corpo de Bombeiros na pista de pouso.

Razões para aviões não voarem sobre o Pacífico
Alguns aviões conseguem voar entre 3 e 6 horas com uma das turbinas quebradas, mas, dependendo de onde o problema ocorra, a distância a ser percorrida em um voo sobre o Oceano Pacífico pode ser maior e, com isso, não haver lugar disponível para o pouso de emergência.

Devido à geometria aerodinâmica da asa, há diminuição da pressão atmosférica em cima da asa em relação à pressão embaixo dela. É a maior pressão de baixo para cima, portanto, que supera a força da gravidade e que mantém o avião suspenso no ar”, elucida o docente.

4. A verdadeira razão pela qual eles apagam as luzes: "Quando um avião aterrissa à noite, as luzes são apagadas pra acostumar seus olhos à escuridão caso o avião precise ser evacuado em uma emergência. Com a visão habituada ao escuro, será mais fácil enxergar à noite."

Este é o voo .. com destino a … (fazendo escala em …). Pedimos a sua atenção para demonstração do nosso equipamento de emergência. Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos painéis acima de seus lugares.

Os spoilers, ou freios aerodinâmicos, são placas localizadas nas asas que se levantam para gerar mais resistência no ar. Já o reverso está presente majoritariamente em aviões a jato e funcionam dentro dos motores. Ao acioná-los, o piloto consegue utilizar parte da potência do avião para diminuir a velocidade no solo.

Não é permitido levar no avião nenhum tipo de bebida. Nem água, suco ou refrigerante. Algumas companhias aéreas permitem, desde que fechados. Mas, a maioria não permite.

Por que raios não se pode viajar de avião com mais de 100 ml de pasta de dente? Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

Posso levar secador de cabelo, chapinha ou ondulador para cabelo no avião? É permitido na bagagem de mão, até um por pessoa e também no porão.

Ora, o Batismo apaga o pecado original e – no caso de adultos – também o atual com a pena correspondente. O recém-batizado fica puro. Faz participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora em Cristo e na Igreja: este efeito batismal é consequência do primeiro.

Quando você é batizado, recebe a remissão de seus pecados (ver Atos 2:38). Você faz um convênio, ou promessa, com Deus: promete aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, segui-Lo e guardar Seus mandamentos. Se você fizer sua parte, o Pai Celestial promete perdoar seus pecados.

A madrinha segura a criança, e o padrinho, com vela branca na mão (às vezes a madrinha segura a mão do nenê em torno da vela), "fazendo o papel de padre", pergunta para o nenê se quer ser batizado. Se a criança é grande, responde ela mesma, mas em geral é a madrinha que responde.

Isso pode estar ligado aos samurais, que, assim como os cavaleiros ingleses, portavam suas espadas do lado esquerdo da cintura e caminhavam pela esquerda nas vias. Existem registros que o Japão já circulava pela esquerda desde o Período Edo (1603-1869).

Era totalmente copyleft — o brasileiro fez questão de não patentear nada. E isso foi um imenso impulso à aviação, que se desenvolveu mais rapidamente na Europa, sem os entraves criados pelos Wright. Dumont, assim, não inventou o (primeiro) avião, mas talvez mereça mesmo ser chamado de Pai da Aviação.

Curvatura da Terra
Outra grande razão para evitar voos no Oceano Pacífico é que as rotas curvas são mais curtas do que as retas. Isso pode até parecer contra-intuitivo, mas faz todo sentido se você lembrar que a Terra é esférica.

Mas os aviões também têm um limite para que permaneçam voando de maneira segura e economicamente viável, geralmente ao redor de 25 anos e não mais que 30 anos – embora existam diversos exemplos de aviões mais antigos ainda em operação.