Por que João era o discípulo amado de Jesus?

Perguntado por: ivieira3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.

João afirmou que seu propósito ao escrever esse livro era persuadir outras pessoas a “[crer] que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; e para que, crendo, [tenham] vida em seu nome” (João 20:31).

Evangelho, podemos supor que João tinha cerca de 10 anos na ocasião em que acompanhou Jesus como discípulo. A expressão “o discípulo a quem Jesus amava”, pode ser entendida como “o discípulo predileto de Jesus”, i. e., o mais importante, o maior.

Judas

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto.

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

Aproximadamente 92% do conteúdo do evangelho segundo João não se encontra nos demais evangelhos. Isso provavelmente se deve ao fato de João tê-lo escrito para uso dos membros da Igreja, que já sabiam quem era Jesus Cristo. Esse era um público alvo muito diferente daquele dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

Apóstolo Joãoou

João, conhecido como o Apóstolo Joãoou o Discípulo Amado, é uma figura importante no Novo Testamento da Bíblia e é considerado um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele é conhecido como “o Discípulo que Jesus Amava” por causa de sua estreita relação com Jesus durante seu ministério na Terra.

Aos cuidados de João, ele entrega sua mãe. Daí em diante o discípulo amado, provavelmente sobrinho de Maria, deverá ser como filho para ela e tratá-la como mãe, assumindo este papel de comprometimento e responsabilidade. Ali, aos pés da cruz, tanto Maria quanto João perdiam.

Maria Madalena, Joana, Suzana e outras mulheres que seguiram Jesus Cristo desde a Galileia são exemplos poderosos de discípulas que ajudaram a edificar o reino de Deus. Elas nos ensinam a estarmos com aqueles que estão sofrendo, a sermos corajosos e a não abandonarmos Jesus — mesmo quando o momento for desafiador.

João ensina que, por meio da obediência podemos conhecer a Deus, ter comunhão com Ele e nos tornarmos como Ele. Nos últimos dias surgirão anticristos. O amor do Salvador por nós se manifesta por meio de Seu Sacrifício Expiatório.

Nome: O assunto principal da primeira carta de João é o amor. O amor de Deus para conosco e o nosso amor para com os outros. Quem vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele.

João, pregava sobre o evangelho do arrependimento, avisando que Deus pune o pecado e que ninguém poderia escapar só por ser judeu de nascimento. Ele pregava que era necessário se arrepender e viver de maneira que agrada a Deus (Lucas 3:7-9).

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo. Escapou miraculosamente. Então foi exilado na Ilha de Patmos, no Mar Egeu, que era um lugar de banimento de pessoas. Ele morreu em Éfeso no ano 103, com 94 anos.

Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa com forte espírito de liderança.

Diz a tradição que, antes de o imperador Domiciano exilar João, ele teria sido jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente. Mas saiu ileso, vivo, sem nenhuma queimadura. João morreu, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus, e foi sepultado em Éfeso.

Santo Antônio

Santo Antônio, um missionário popular, místico, e grande amigo de Jesus. Assim, se tornou conhecido”, disse Dom Odilo. O Arcebispo explicou que a imagem de Santo Antônio é retratada com o Menino Jesus nos braços, para retratar sua a intimidade com o Cristo.