Por que Jesus nasceu na gruta?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

O padre O'Connor conta que José e sua segunda mulher, Maria, já estavam residindo em Belém com os pais do noivo, e Jesus nascera na parte de trás da casa, em uma caverna que servia de abrigo aos animais domésticos.

No Evangelho de Lucas está escrito que José e Maria viviam em Nazaré, mas tiveram de deixar a cidade para responder a um censo. Segundo Lucas, o imperador Augusto decretou que todo mundo tinha de se registrar no local onde nasceu. Como José era descendente da família do Rei David, saiu para Belém com a mulher grávida.

Jesus Cristo veio a este mundo para redimir-nos da morte física e espiritual. Ele veio aqui para cumprir uma missão específica que Lhe fora dada antes da fundação desta Terra. As escrituras dizem que Ele é o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8).

Assim, a manjedoura passou a também ser um símbolo cristão, que representa a humildade do nascimento do Messias. A reprodução deste episódio é feita anualmente durante o Natal (25 de dezembro), data em que é celebrado o nascimento de Jesus, segundo o cristianismo. Saiba mais sobre o significado do Natal.

Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém ou Estrela Guia e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura. Sábios, os magos despistaram Herodes e partiram para Belém guiados pela estrela, encontrando a Sagrada Família, Maria, José e Jesus.

A gruta é essa abertura da natureza que acolhe e abriga: ela é espaço para refúgio, proteção do frio, último recurso diante do despejo.

As cavernas formam-se principalmente por dissolução das rochas. Por isso, são muito mais comuns em zonas de rochas carbonáticas, como mármores e calcários.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico.

Longe de ter sido uma vingança pessoal, ela teria ocorrido por conta de uma intolerância a novas formas de pensar fortemente enraizadas num conservadorismo judaico por parte dos hebreus.

Jesus passou a infância e a juventude em Nazaré na Galileia. O Evangelho de Lucas conta que aos 12 anos ele viajou com os pais, de Nazaré para Jerusalém, para celebrar o Pessach - a Páscoa Judaica. Quando estavam no caminho de volta para Nazaré, José e Maria perceberam que Jesus não estava com eles.

25 de dezembro

É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero. Nesse mês, também os romanos celebravam a Saturnalia, festa dedicada ao deus Saturno "em que se penduravam guirlandas, se distribuíam presentes e até havia árvores como a nossa no Natal.

Mateus 2:1–2. “1 E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.”

Por volta do ano 520 anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Zacarias foi um daqueles que levou a bandeira da esperança e da fé na vinda de um líder que pudesse trazer justiça e paz para o povo, agora, abatido, dividido e desorganizado diante da possibilidade de retornar à terra de Judá.

Belém

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. Eles perguntaram: - Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus?

Monte Gólgota

A história, aludida por outros historiadores e escritores como Tiago de Voragine em seu livro "Lenda Dourada" do século 8, indica que Helena, enviada por seu filho para encontrar a cruz de Cristo, é levada para um lugar próximo ao Monte Gólgota, onde Jesus teria sido crucificado, e lá encontra três cruzes.

Os Reis Magos na Bíblia
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Maria e José tiveram que ficar num estábulo. Estábulo é um lugar onde se guardam os animais. Foi lá que o bebê nasceu. Maria O envolveu em panos e O colocou numa manjedoura.

doze dias

O 6 de janeiro, conhecido no calendário cristão também como o dia da Epifania, é a data em que, de acordo com a Bíblia, os reis magos que viajaram desde o Oriente para visitar Jesus Cristo, chegaram, doze dias depois de seu nascimento, e tiveram a confirmação da chegada do filho de Deus.