Por que Jesus manda comprar espadas?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Segundo Gerson Leite de Moraes, doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e professor do Mackenzie, Jesus pede a compra das espadas para que se cumpra uma profecia que está no livro de Isaías, no Antigo Testamento, e, então, as pessoas entendem que Jesus, de fato, era o Cristo que seria morto.

Lucas 22:36 é um cumprimento das Escrituras.
Sim, o que está escrito sobre mim está chegando ao seu cumprimento.” A profecia que Jesus requer que seja cumprida está em Isaías 53:12 afirma: “e foi contado com os transgressores”.

"As duas espadas", no entender de Bernardo de Claraval, são o exército de Cristo, entendido por ele como os soldados e os grupos que estavam organizados para as Cruzadas, e a presença espiritual da Igreja como sinal indelével da vitória definitiva sobre as forças do mal.

A espada simboliza virtude, bravura e poder, e é um símbolo do estado militar. O poder que a espada representa tem um duplo aspecto: de um lado é destrutivo e pode ser uma destruição injusta, aplicada pela maleficência, e por outro lado é um construtivo e justo, podendo ser usada para estabelecer e manter a paz.

não vim trazer paz, mas espada (Mt 10:34). É preciso muito cuidado na análise dessa citação evangélica, pois uma interpretação literal pode favorecer manifestações de lutas externas sob o jugo da “espada”, fato que não deixa de representar uma perigosa insensatez, considerando-se ser Jesus, Guia e Modelo da Humanidade.

A Bíblia não é contra o filho de Deus portar armas, porém tem limites. Trechos do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia fundamentam discursos de pastores que defendem o porte de armas e o uso delas para a autodefesa.

De acordo com Risso, as armas nas mãos de civis, em vez de diminuírem a criminalidade, apenas aumentam o número de mortes — sejam homicídios e suicídios, sejam acidentes domésticos.

Isaías 54:17 NVI
nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar.

Em Lucas 22:1–30 aprendemos que perto do fim do Seu ministério mortal o Salvador reuniu-Se com os apóstolos para celebrar a páscoa. Naquela ocasião, Ele anunciou que um deles O trairia, instituiu o sacramento e ordenou que isso fosse feito em lembrança Dele e os ensinou que aqueles que servem são os maiores.

O que significa Quem vive pela espada morrerá pela espada? O objetivo era mostrar que se alguém usa de violência ou meios violentos contra outras pessoas, ele pode esperar que os mesmos métodos serão utilizados contra si. Comumente, é utilizada como ditado popular a variação "Quem com ferro fere com ferro será ferido".

O propósito central de toda escritura é encher nossa alma de fé em Deus, o Pai, e em Seu Filho Jesus Cristo. (…) A fé vem pelo testemunho do Santo Espírito a nossa alma, de Espírito para espírito, quando ouvimos ou lemos a palavra de Deus. E a fé amadurece quando nos banqueteamos continuamente na palavra.

Miyamoto Musashi: é venerado como um dos espadachins mais lendários do Japão Antigo, conhecido por ter sobrevivido a 60 duelos, graças ao domínio de uma técnica muito particular que envolvia o uso de duas espadas ao mesmo tempo.

No trecho de Lc 22,35-38 Jesus está falando sobre a perseguição que os discípulos sofrerão após a morte dele. Ele usa uma expressão metafórica: “venda o manto e compre uma espada”.

O gesto desabusado de Pedro foi repreendido, de imediato, por Jesus: “Quem lança mão da espada pela espada perecerá” (Mateus 26, 52). É de opinião unânime que daí veio o provérbio universalmente repetido: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”.

O poder do "Verbo Divino" e o poder da palavra humana. Este símbolo é também válido para todo o conjunto das forças cósmicas, sendo a palavra mais uma significação particular, um poder a mais. A espada está associada ao eixo do mundo, ao lado claro e escuro, à construção, à destruição e à manutenção de tudo, de todos.

Continuar lendo Que manda ou quem manda?