Por que Jesus foi recebido com ramos?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

De acordo com os relatos bíblicos, a entrada de Jesus em Jerusalém ocorreu pouco antes da sua crucificação. Ele foi recebido com alegria pelo povo, que o aclamou como o Messias prometido. Os ramos de palmeiras eram um símbolo de vitória e honra, sendo utilizados para cobrir o chão por onde Jesus passava.

Os ramos simbolizam o reconhecimento de Jesus como filho de Deus e nos lembram que também somos filhos de Deus e parte da Igreja, além de reforçar o compromisso de seguir a Cristo. Leia MaisO que fazer com meu ramo após o Domingo de Ramos? Após as celebrações os ramos podem ser levados para casa como sinal de proteção.

Os ramos lembram nosso batismo
Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada.

Os ramos de palmeira
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar sua chegada.

As folhas de palmeira são símbolo de paz, bondade e vitória. Como tal, neste contexto, as palmas estão associadas à vitória não só sobre a morte que Jesus iria cumprir no Domingo de Páscoa como também à vitória do espírito sobre a carne.

Ele observou que, desde os tempos do Velho Testamento, a agitação de ramos de palmeira acompanhava o canto de “Salva-nos agora, peço-te, ó Senhor” (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Hosana” e Salmos 118:25). Uma semana após o Domingo de Ramos, é o Domingo de Páscoa. “Na Páscoa cantamos aleluia.

A bênção dos ramos ou das palmeiras ocorre antes da procissão. Entre os cristãos é de costume guardar os ramos benzidos em suas casas, pois com eles simboliza a vitória pascal de Jesus Cristo. Neste dia, comemora-se a entrada de Jesus Cristo no Templo de Jerusalém, montado em um burro.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa: é a festa litúrgica que celebra a entrada de Cristo em Jerusalém para viver a Páscoa Judaica com os discípulos. Em diversos lugares também acontece a tradicional Caminhada de Ramos, que revive a entrada do Senhor e acolhimento do Seu povo.

Domingo de Ramos
Nele se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi recebido com muito entusiasmo pelo povo, que o aclamou como Senhor e Salvador agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”.

A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore. Havia na Terra Santa muitas oliveiras, quando os israelitas tomaram posse dela (Dt 6.11) – e acham-se associadas com as vinhas como sendo uma fonte de riqueza (1 Sm 8.14 – 2 Rs 5.26).

Uma corrente iniciada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugeriu aos católicos que coloquem um ramo nas janelas ou nas portas, em local bem visível, para o Domingo de Ramos, neste dia 5 de abril - que é quando os fiés relembram a entrada de Jesus em Jerusalém, que é recebido pelo povo.

"Bom dia! Que esse Domingo de Ramos nos lembre que o reino de Jesus não é aqui, nesse mundo, mas sim na eternidade ao lado de Deus!" "O Domingo de Ramos é um lembrete da vida eterna que Deus nos promete, da remissão dos nossos pecados e do único caminho para Ele: Jesus!"

Na Bíblia, os filhos de Deus são comparados aos cedros do Líbano. “O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano” (Salmo 92.12). Sempre que vejo uma daquelas árvores enormes, que a gente quase não vê o topo, eu penso em como são as suas raízes.

As referências simbólicas feitas à palmeira mostram que esta árvore era então, como é agora, considerada como tipo de graça e de beleza. Cantares de Salomão (7.7) referem-se à sua elevada estatura – o salmo 92 (12,14) alude à sua verdura, fertilidade, e duração.

Durante a Semana Santa, vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações, entre eles:

  • Ovo de Páscoa. Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. ...
  • Coelho de Páscoa. ...
  • Cordeiro. ...
  • Círio Pascal (vela) ...
  • Ramos de palmeira. ...
  • Pão e vinho. ...
  • Sinos. ...
  • Peixe.

Dizem que a raiz da palmeira desce dentro da terra ate encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes.

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto.

40 centímetros

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.