Por que Jesus foi batizado no rio Jordão?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Na região, onde o Messias foi batizado no Rio Jordão, andou sobre as águas, multiplicou pães e peixes e fez o Sermão da Montanha, alegrias e lágrimas vão se misturar em cada canto, e deixar o coração em festa.

Como o Batismo de Jesus nas águas do Jordão representou o início do seu ministério entre os homens, o Pentecostes, o Batismo do fogo do Espírito Santo, representa o início da missão dos Apóstolos e, para todos os efeitos, o início da Igreja cristã.

O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).

Os evangelhos de Mt 3,13-17 e Mc 1,9-11 narram o batismo de Jesus por João Batista. Lc 3,21-22 evita dizer que Jesus foi batizado por João Batista e refere o acontecimento, quando João já está preso. O quarto evangelho relata que João batizava o povo (Jo 3,23), e também evita dizer que João batizou Jesus.

Rio Jordão

Rio Jordão, onde Jesus foi batizado, hoje é só um fio d'água | Mundo | G1.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio deságua no mar Morto. As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura.

O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão. Todas as tribos de Israel seguem atravessando o Jordão.

Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.

Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué.

De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.

O rio Jordão parará de fluir. O fluxo da água será interrompido e se tornará mais alto, abrindo-se um caminho para que os exércitos de Israel cruzem o rio Jordão.

A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.

Na verdade, o sentido da água no rito batismal não está tanto ligado em primeiro plano a uma ideia de purificação, mas de passagem, que expressa a salvação. O catecúmeno que vai se batizar “passa” pela água e isto simboliza sua passagem da vida em pecado para uma vida nova, a vida da graça.

Jesus não tinha pecado nem precisava ser batizado para arrependimento. João Batista batizava o povo para arrependimento de seus pecados. Ele estava preparando os corações das pessoas para a vinda de Jesus (Marcos 1:2-4). Quando Jesus veio para ser batizado, João Batista não quis.

Uma vez que o batismo nas águas aconteceu, com aquela pessoa verdadeiramente se entregando ao Senhor Jesus, Ele também Se entrega ao batizado. “O batismo no Espírito Santo significa confirmação de Deus”, relata o bispo.

O batismo deve ser realizado por imersão
A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16). O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição.