Por que Jerusalém é a Cidade de Deus?

Perguntado por: iquaresma . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Para os judeus, Jerusalém é considerada divina porque foi a capital do Reino de Davi. Esse também foi o local onde o Rei Salomão construiu o templo para guardar a Arca da Aliança – aquela que continha os restos das tábuas sagradas nas quais foram escritos os 10 mandamentos.

Quando virdes, pois, que Jerusalém é sitiada por um exército, então sabei que está próxima a sua desolação. Porque haverá grande angústia sobre a terra e ira contra este povo. E cairão ao fio da espada, e serão levados cativos a todas as nações, Jerusalém será calcada pelos gentios” (Lucas 21, 5, 6; 20; 23-24).

Ela lembrou ainda que para os judeus, Jerusalém é a capital do Rei Davi, onde Salomão construiu o seu templo e depositou a Arca da Aliança, como diz o livro sagrado dos judeus, a torá. Já a mesma cidade é também conhecida por ser o local da paixão e ressurreição de Jesus Cristo para os cristãos, de acordo com a bíblia.

A toponímia na Cidade de Deus constitui característica singular, remetendo à morada do Divino, sugerida por seu próprio nome. Não é preciso caminhar muito para reconhecer que esta noção é reforçada na nomenclatura bíblica existente em diversos de seus logradouros.

A Cidade de Deus foi criada pelo então Governador do Rio Carlos Lacerda que, na década de 60, removeu várias pessoas de favelas da zona sul e do centro do Rio de Janeiro, e as realocaram em conjuntos habitacionais, localizados em vários locais do Rio, entre eles, a Cidade de Deus.

Jerusalém não é apenas "dos cristãos" ou "dos judeus" ou "dos muçulmanos", mas Jerusalém é a cidade de Deus, pertence a Ele , e estamos todos aqui para experimentar Sua presença e render culto .

A origem e história do nome Yahweh
Assim, o termo "Elohim", que significa Deus, começou a substituir Yahweh, a fim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros. Ao mesmo tempo, o nome divino era considerado sagrado demais para ser pronunciado.

A referência à cidade aparece com freqüência na Bíblia; além do seu significado comum, como aglomerado de casas e lugar de convivência, a cidade também é imagem da “casa de Deus” e da reunião do povo ao redor de Deus, como a família em torno do pai; Jerusalém é vista como a habitação de Deus com seu povo, a sede da ...

Monte Gólgota

A história, aludida por outros historiadores e escritores como Tiago de Voragine em seu livro "Lenda Dourada" do século 8, indica que Helena, enviada por seu filho para encontrar a cruz de Cristo, é levada para um lugar próximo ao Monte Gólgota, onde Jesus teria sido crucificado, e lá encontra três cruzes.

Os exegetas apontam que o grande diferencial da Bíblia de Jerusalém é que, além da tradução dos originais do hebraico, aramaico e grego, existe a contextualização histórica, dentro do ambiente físico, ambiental e cultural relativo à época em que cada livro foi escrito.

"Já que o senhor perguntou: Jerusalém é citada 142 vezes no Novo Testamento, e nenhum dos 16 nomes árabes de Jerusalém é citado no Alcorão.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Os jebuseus controlaram a cidade de Jerusalém, que chamavam de Jebus, até por volta de 1000 a.C., quando Davi, liderando os hebreus e o Reino de Israel, conquistou a cidade e transformou-a na capital de seu império.

O objetivo era recuperar a Terra Santa do domínio islâmico. Embora Jerusalém tenha estado sob domínio muçulmano por centenas de anos, no século XI, a conquista da região pelos seljúcidas ameaçou as populações cristãs locais, as peregrinações do Ocidente e o próprio Império Bizantino.

A Cidade de Deus, também chamada pela abreviatura CDD pelos moradores, é um bairro da Zona Oeste do Rio.

Paulo Lins

Cidade de Deus é um filme de ação brasileiro de 2002 produzido pela O2 Filmes, Globo Filmes e VideoFilmes e distribuído pela Lumière Brasil. É uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins.

Segundo os autos, a principal liderança do crime na comunidade é Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco, que foi preso em 2016 e solto no ano seguinte, tendo voltado ao comando do tráfico.