Por que Jeremias teve depressão?

Perguntado por: rcarvalho2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).

Jeremias tem um temperamento suave e sensível, ao mesmo tempo, não é fraco e sim forte.

Ele foi, portanto, um homem corajoso, que fez a vontade de Deus e que sofreu profundamente em virtude disso. Porém, Jeremias se mantinha firme, apesar de toda a oposição e perseguição, pois “fazia a vontade de Deus e não a do povo”.

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Deus disse a Jeremias: “Quero que você desça à casa do oleiro”. Jeremias obedeceu e, quando chegou lá, viu o oleiro fazendo seu trabalho numa roda, na qual ele colocava o barro, a argila. E, enquanto a roda girava, ele moldava o vaso. Mas, de repente, aquele monte de barro se desfez, quebrou.

Baruque escreve as profecias de Jeremias e as lê na casa do Senhor — Joaquim, o rei, queima o livro, e lhe sobrevém o juízo do Senhor — Jeremias dita novamente as profecias e acrescenta muitas outras.

Por meio do profeta Jeremias, o Senhor disse que permitiria que o templo de Jerusalém fosse destruído, se o povo não se arrependesse. Consulte a seção de mapas em suas escrituras e localize Siló.

Deus capacita aqueles que Ele chama
Quando chamado por Deus, Jeremias argumentou que era jovem e inexperiente e não sabia falar bem. Mas Deus respondeu que seria com ele e lhe daria as palavras certas a dizer. Isso nos ensina que Deus capacita aqueles que Ele chama e os ajuda a realizar a tarefa que Ele tem para eles.

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

Aproximadamente em 626 a.C., no décimo-terceiro ano de Josias, Jeremias iniciou o seu ministério profético quando ainda possuía cerca de vinte anos, muito embora fosse vocacionado à profeta desde o ventre materno (Jr 1,5)”. (conforme Esdras Costa Bentho em seu Blog Teologia e graça).

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

O capítulo de Jeremias 29 traz uma carta de Deus para o Seu povo que estava exilado na Babilônia, um lugar onde as pessoas não conheciam a Deus e não viviam segundo os Seus princípios.

Jeremias era um sacerdote, além de ser um profeta. Ele viveu num dos períodos mais conturbados da história do Oriente Antigo. Quando Jeremias nasceu, Israel, o Reino do Norte com capital em Samaria, já havia caído há pelo menos 70 anos diante do Império Assírio.

Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.