Por que Jean-Baptiste Debret se mudou para o Brasil em 1816?

Perguntado por: edias . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Debret chegou ao Brasil em março de 1816 e permaneceu em terras brasileiras até 1831. A convocação de artista para o Brasil deu-se em função de que naquela época o país estava em formação e precisava de pessoas que ensinassem arte.

Os artistas franceses vieram para o Brasil em 1816 para retratar, através de suas obras de arte, a natureza e a sociedade brasileira da época. Chegada ao Rio de Janeiro, em 1816, a misão artística foi composta por um grupo de artistas franceses, a convite da coroa portuguesa.

Debret foi o responsável por organizar a primeira mostra pública de arte no nosso país, e foi ele quem desenhou a bandeira do Brasil. Foi um dos fundadores da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no Rio de Janeiro.

Nesse momento, o Brasil recebe forte influência cultural europeia, intensificada ainda mais com a chegada de um grupo de artistas franceses, em 1816, encarregado da fundação da Academia Imperial de Belas Artes, inaugurada em 1826, na qual os alunos poderiam aprender as artes e os ofícios artísticos.

A missão artística francesa, portanto, foi responsável por dar início ao projeto de uma formação artística acadêmica, fomentando as artes plásticas e os ofícios manuais, em prol de um projeto civilizatório de construção imagética da nação.

A queda de Napoleão propiciou a retomada dos laços culturais entre a França e Portugal. A convite da corte portuguesa, segundo estudos tradicionais, veio ao Rio a Missão Artística Francesa, chefiada por Joachim Lebreton e composta por um grupo de artistas plásticos.

Com relação à vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil que em 1816 foi criada a Escola Real das Ciências, Artes e Ofício do Rio de Janeiro, podemos apontar que posteriormente o quadro Independência ou morte foi pintado por Pedro Américo.

A vinda da família real portuguesa para o Brasil ocorreu em 29 de novembro de 1807 e a comitiva aportou em Salvador (BA), em 22 de janeiro de 1808. O refúgio no Brasil foi uma manobra do príncipe regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte.

Debret veio ao Brasil como pintor de história da chamada Missão Artística Francesa, acontecimento polêmico que resultou na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, em 1826.

Com o passar dos anos, a França tornou-se uma importante parceira comercial e cultural do Brasil, deixando uma marca considerável em diversas áreas, incluindo moda, gastronomia, cinema, arquitetura e, é claro, na língua.

No Brasil apreciamos a elegância, a culinária, a historia revolucionaria, o idioma e o lado “chic” do pais. O brasileiro é um dos povos mais queridos do mundo e na França não é diferente. Vejam este site que coloca o Brasil como segundo colocado no critério de pais mais acolhedor para viajar.

Debret conseguiu contribuir imensamente para a construção da imagem nacional do Brasil, haja vista que suas telas captaram a atmosfera de um período da formação da nação brasileira, estimulada pela criação de instituições como a Academia Brasileira de Belas Artes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto ...

Circulavam, também, escravos prestadores de serviços: barbeiro, afiador de faca, carregador, entregador de recado etc. Debret retratou muitos desses tipos sociais que ele viu nas ruas das grandes cidades, especialmente no Rio de Janeiro.

O “jantar” descrito por Debret
O casal usa talheres, costume raro na colônia até a chegada da corte portuguesa, mesmo entre os mais abastados. Uma escrava espanta as moscas e dois escravos estão de prontidão para atender seus senhores (de um deles se vê apenas a sombra junto à porta).

Tradicionalmente, acredita-se que a queda de Napoleão Bonaparte (1769-1821), em 1814, facilitou o convite, por parte da corte lusa, para que a nomeada Missão Artística Francesa viesse para a cidade do Rio de Janeiro.

O acervo do MNBA teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país.

1816

Já a arte acadêmica no Brasil se inicia em 1816, com a fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios,. A arte Acadêmica brasileira tem seu início por meio do incentivo da Missão Artística Francesa, que tinha como objetivo: institucionalizar a produção artística; criar um modelo padrão de formação.

A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, dinamizou o panorama das Belas Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.