Por que Jacó era apaixonado?

Perguntado por: ualves5 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.

Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.

Apaixonado pela filha de Labão, Jacó ofereceu-lhe sete anos de trabalho em troca da mão de Raquel. No entanto, no dia do casamento, Labão troca Raquel por Lia, sua filha mais velha, sem Jacó perceber. Você consegue imaginar qual a reação de Jacó e Raquel e o que eles fizeram? Noemi possuía dois filhos que eram casados.

Jacó era anafabeto porque não enxergava bem e não tinha óculos,por isso não sabia ler, e não escrevia porque não tinha caneta azu.

(Ver Gênesis 49:22–26; Deuteronômio 33:13–17.) Além disso, os dois filhos foram “adotados” por Jacó. (Ver Gênesis 48:5.) Devido à primogenitura, José tinha o direito a uma porção dobrada de herança de seu pai Jacó.

Motivos que tornaram José o favorito de Jacó em "Gênesis"
"José era o preferido de Israel, porque era o filho de sua velhice e, por isso, mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas". (Gn. 37:3).

Até aquele momento Jacó era o enganador – este é o significado de seu nome, mas Deus estava começando a escrever uma nova história com Jacó. Jacó passou longo período no exílio. Casou, teve filhos e foi enganado diversas vezes por seu sogro, Labão, um vilão assumido.

Jacó amou a Raquel mais do que a Lia. E Deus viu que Lia era desprezada e lhe abriu o ventre, e ela deu a Jacó 4 filhos homens: Rúben, Simeão, Levi e Judá. Raquel, porém era Estéril.

"Raquel não era vilã, mas não era a escolhida de Deus, e sim de Jacó" Com a história de Jacó, conhecemos Lia e Raquel. Lia, a irmã mais velha, que tem os olhos tenros, e Raquel, a mais formosa que conquista Jacó.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Jacó foi filho de Isaque, e neto de Abraão. Foi um homem que, como nós, não aguentou esperar a realização da vontade de Deus e assim tentou antecipar realizações e executar sua vontade: foi assim ao tomar para si a primogenitura de seu irmão; e foi assim na vida sentimental. Existiam regras para os relacionamentos.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

Morte de Lia na Bíblia
Mãe de sete dos 13 filhos de Jacó, Lia morre antes do marido decidir partir para o Egito. Na Bíblia, o falecimento dela também é retratado com discrição. No livro consta que ela foi sepultada no túmulo da família de Jacó em Macpela, Hebrom, mais precisamente em Gênesis 49:31.

Gênesis: Jacó fica muito rico após ser agraciado por Deus.

Portanto, Jacó, na verdade, trabalhou 14 anos por Raquel, mas somente a recebeu como esposa após 7 anos e 7 dias, e não após 14 anos, como alguns querem fazer pensar.

Abraão e Sara (Gênesis 16 a 17)
Na história de Abraão e Sara, por exemplo, a esposa achava que nunca teria filhos e decidiu oferecer sua serva Hagar ao marido para que ela engravidasse dele.