Por que infecção urinária piora à noite?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A noctúria também pode ser causada pela baixa capacidade funcional da bexiga ou ainda pela urgência sensitiva, em que pequenas quantidades causam vontade de urinar. Esse último quadro pode ser causado por infecções urinárias.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Como aliviar as dores da infecção urinária

  1. Beba bastante água;
  2. Beba suco de cranberry ou alimentos e bebidas diuréticas;
  3. Não segure o xixi;
  4. Aumente o consumo de Vitamina C;
  5. Coma alimentos probióticos;
  6. Alivie as dores com compressa quente.

Quando a doença está em um estágio mais avançado, sintomas como: odor desagradável, esvaziamento incompleto da bexiga, constipação, dor lombar, sangue na urina, febre e sensação geral de mal estar, também podem ocorrer.
...
Sintomas de infecção de urina

  1. Dor e ardência ao urinar;
  2. Aumento da frequência;
  3. Dor supra púbica.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.

Pyridium é um analgésico do trato urinário, indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário. O medicamento costuma ser administrado em conjunto com antibióticos, que têm a função de combater as bactérias causadoras da infecção.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Limpar o canal da uretra constantemente evita que as bactérias se instalem. Limpe-se bem. Usar uma duchinha ou lenços umedecidos depois de evacuar garante que a sua pele fique livre de quaisquer resíduos. Enxugue-se de frente para trás.

Os sintomas dependem do local onde a bactéria se instala. Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

O que devo evitar comer em caso de infecção urinária?

  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes, chás e cafés;
  • Açúcares;
  • Carnes processadas e embutidos;
  • Alimentos ricos em farinha branca;
  • Comidas muito condimentadas ou picantes.