Por que houve o aumento da população?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 9 votos

A população mundial apresentou um crescimento substancial ao longo do século XX em razão da melhoria das condições de renda e saúde. O Brasil seguiu essa lógica e presenciou um forte incremento da sua população no último século.

Os dois fatores principais que afetam o crescimento populacional são: taxa de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d).

No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

A teoria econômica hoje está muito madura e afirma que os países crescem sobretudo por duas razões: ou existem investimentos produtivos, principalmente na infraestrutura, que são fortes geradores de emprego ou existem outros mecanismos que permitem aumentar significativamente o poder de consumo da população.

Causas dessa redução da população
O aumento do nível educacional e o melhor acesso aos cuidados e às práticas contraceptivas também influenciam o fato de as famílias terem menos filhos. Por último, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acentuou a tendência de queda do número de nascimentos.

Determinantes do tamanho populacional

  • Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:
  • Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano.
  • Taxa de mortalidade. ...
  • Taxa de imigração. ...
  • Taxa de emigração.

Percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado. O valor da taxa refere-se à média anual obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos, em geral correspondentes aos censos demográficos. Indica o ritmo de crescimento populacional.

Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.

"O período de maior crescimento demográfico da história brasileira ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, com média de 3% ao ano, não em função do afluxo de estrangeiros, mas, sim, por conta da queda das taxas de mortalidade — especialmente infantil — que propiciou grande aumento do crescimento vegetativo em um quadro de ...

Por que o crescimento da população está em queda? O fator principal é a queda na taxa de natalidade. Para manter o tamanho da população no longo prazo, é necessário, no mínimo, uma média de 2 filhos por mulher. Em 2010, o número já estava abaixo desse patamar: 1,9.

Nessa linha, a população brasileira deverá chegar a 208 milhões em 2030 e, a partir daí, reduzir. Em 2040, são esperados 205 milhões de habitantes.

O aumento populacional se deveu principalmente às melhores condições das saúde pública, refletindo-se numa queda substancial da mortalidade. A expectativa de vida do brasileiro aumentou significativamente ao longo do século 20.

Com o aumento da população e desenvolvimento dos países aumenta também a poluição produzida, e se já com a população atual os problemas ambientais relacionados com a poluição são bastantes, então deduz-se que serão muito piores com uma população ainda maior e a produzir cada vez mais desperdícios; este aumento da ...