Por que hospitais dão gelatina?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

As gelatinas feitas nos hospitais geralmente são direcionadas a esses pacientes, mas seus benefícios podem se aplicar a todos. A sobremesa rica em colágeno absorve água e ajuda a manter os fluidos do trato digestivo, promovendo um trânsito intestinal e fezes saudáveis.

O consumo de gelatina melhora os movimentos intestinais e ajuda na expulsão de resíduos que tendem a ficar presos no cólon. Também, graças às suas disposições de glicina, atua na restauração da mucosa gástrica, otimiza a absorção de nutrientes e evita o desenvolvimento de doenças digestivas.

A gelatina é um produto ultraprocessado e a tendência é que sua composição apresente diversas substâncias perigosas para o nosso organismo. Desenvolvidas para serem uma opção divertida de sobremesa, com cores e sabores, são justamente esses aditivos que devem ser evitados. Resumindo, a gelatina não é saudável!

Uma opção de gelatina mais saudável é a produzida em casa, substituindo a versão industrializada. Para isso, você pode comprar no mercado a gelatina incolor que contém pouco açúcar e ingredientes nocivos e adicionar pedaços de fruta, iogurte e sucos naturais.

Seu consumo em excesso ou em longo prazo pode desencadear reações alérgicas, irritação gástrica, problemas de pele e suscetibilidade ao câncer. Adultos e principalmente crianças intolerantes a corantes podem desenvolver sintomas alérgicos.

A Gelatina farmacêutica GELITA® é um excipiente versátil em aplicações de tecnologia farmacêutica. As suas vantagens baseiam-se na sua combinação natural de pro priedades formadoras de filme e gel. A Gelatina Farmacêutica GELITA® tem sabor e odor neutros, é não alergênica e é comple- tamente absorvida pelo organismo.

A gelatina faz toda a diferença no tratamento do câncer por ser considerado um alimento de fácil digestão. Além disso, a gelatina não prejudica o estômago dos pacientes em recuperação, tem fácil aceitação entre as crianças e também possui açúcar e proteínas, fornecendo as calorias necessárias para os pacientes.

Para garantir os benefícios do gelatina, o ideal é ingerir 10 gramas diárias (uma colher de sopa) na forma de gelatina suplementar, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, chás ou leite. Já a gelatina alimentar deve ser consumida, pelo menos, duas porções (dois potes de 125 ml cada) por dia.

"As gelatinas que levam adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica não são recomendas para gestantes e crianças.

Mito – apesar de melhorar a tonicidade da pele, a gelatina sozinha não diminui a flacidez, principalmente durante uma dieta. Não há nenhum estudo que faça essa relação entre consumo de gelatina e diminuição da pele flácida.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Garante a qualidade do seu sono
Se você tem problemas para dormir, a gelatina é rica em glicina e por isso, ao consumi-la, você aumenta as chances de ter maior duração e qualidade de sono.

Por ser fonte de proteínas, a gelatina ainda garante a saciedade. E pode até ajudar a reduzir um pouco o apetite se consumida antes das refeições, pelo fato de se ligar a grande quantidade de água. “Ela pode ser consumida no finalzinho da tarde, quando a fome aparece”, sugere a nutricionista.

Gelatina x colágeno
Apesar de conter partes do colágeno, a gelatina não apresenta os mesmos benefícios que o colágeno hidrolisado. Este pode ser encontrado em pó ou em cápsulas e é indicado por especialistas para auxiliar no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.