Por que homem fica tanto tempo no banheiro?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Alguns culparam o "tédio", outros apontaram o "relaxamento" e a "higiene". Mas a resposta mais comum, com quase 80% dos votos, foi a seguinte: os homens ficam tanto tempo na casa de banho de forma a conseguirem "passar algum tempo sozinhos".

“Quando se senta no vaso sanitário, o ânus fica posicionado em um nível diferente da parte inferior do corpo. Isso gera pressão nas veias do reto, podendo causar hemorroidas e até sangramento”, aponta Stephanie. As hemorroidas são vasos sanguíneos ao redor do ânus que ficam inchados ou inflamados.

O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.

Os médicos alertam que passar muito tempo sentado no vaso olhando o celular, lendo as notícias do dia, pode ser prejudicial, levando ao aparecimento de hemorroidas.

Pessoas que ficam sentadas ao menos quatro horas diariamente são mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como pressão alta, doenças no coração (que podem causar infarto) e câncer. E mais: os que passam ao menos seis horas sentados estão mais propensos a desenvolver diabetes.

Passar longos períodos na privada é uma das situações que ajuda no desenvolvimento da condição. De acordo com a Agência Einstein, fazer muita força para evacuar também facilita o aparecimento de hemorroidas, isso pois o ato provoca uma dilatação do vaso sanguíneo e aumenta as chances de algum tipo de ruptura na região.

Existem estudos que comprovam a grande quantidade de bactérias e fungos presentes nos celulares. Por isso, a coloproctologista ressalta que, entre os principais cuidados, o primeiro passo é não levar o celular para o banheiro. "É importante manter medidas de higiene, como lavar as mãos sempre após usar o banheiro.

O funcionamento do intestino considerado normal varia de pessoa para pessoa, podendo o número de evacuações ser de três vezes ao dia até três vezes por semana. As pessoas com SII apresentam cólicas abdominais associadas ao número de evacuações (diarreia) ou à redução deste número (constipação).

Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile. Além disso, as fezes devem ser sólidas e um pouco alongadas.

O que pode causar fezes duras? A resposta não é única. Porém, a mais comum é a dieta pobre em fibras, com baixo consumo de líquidos e alta ingestão de alimentos e bebidas industrializados.

Esse hábito pode ter impactos seríssimos na sua saúde e até reduzir sua expectativa de vida. Alguns problemas tais como: dores na coluna, aumento de peso, sedentarismo, obesidade, problemas circulatórios, diabetes, artrite e tendinite fazem parte do repertório dessa má postura.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

Quando a duração da ereção não permite relações sexuais normais (pelo menos, entre 5 e 20min), é possível que a pessoa sofra de disfunção erétil. É importante consultar um médico especialista a fim de obter um acompanhamento completo.

O corpo humano está desenhado para se movimentar frequentemente e, por isso, passar mais de 6 horas por dia sentado pode ser prejudicial para a sua saúde ao longo do tempo.

A comunidade científica sabe há décadas que ficar sentado pode aumentar o risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer, disse Keith Diaz, principal autor do estudo e professor assistente de medicina comportamental no Centro Médico da Universidade de Columbia.

Segundo especialistas no assunto, o vapor do banheiro pode ser muito mais prejudicial para o seu celular que você poderia imaginar, mesmo que o aparelho esteja desligado. O que acontece, se você ainda não entendeu, é que o excesso de umidade, vinda do vapor, pode oxidar os componentes internos de seu aparelho.