Por que Hefesto casou com Afrodite?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Hefesto casou-se com Afrodite como parte de uma promessa de Hera após ter sido resgatada pelo filho das correntes que a aprisionavam. Outras versões apontam que o casamento se deu como forma de evitar desentendimentos entre os deuses pela deusa da beleza e do amor.

Quando Ares, amante de Afrodite, descobre que ela está apaixonada por Adônis, ele envia um grande javali para matar seu rival. Depois de atacado pelo animal, Adônis se transforma numa anêmona. Quando chega ao submundo, Perséfone, esposa de Hades, se apaixona por ele e assim, torna-se uma das rivais de Afrodite.

Afrodite foi casada com Hefesto, deus do fogo e da metalurgia. Seu marido era conhecido por ter a aparência horrenda, tendo sido rejeitado pela própria mãe, Hera. Afrodite era infeliz em seu casamento e constantemente traía o seu marido, tendo muitos amantes, como Ares, Dioniso, Hermes e Adônis.

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal.

No relato homérico, ele despencou durante nove dias e noites até cair no oceano, onde foi criado pela oceânides Tétis (mãe de Aquiles) e Eurínome. Outra explicação afirma que ele teria sido arremessado por Zeus, por ter resgatado sua mãe quando o rei dos deuses a acorrentou por opôr-se a ele.

Fraquezas. Perda de Energia: Afrodite perderá gradualmente seus poderes sem adoradores.

Nesse mito, Hélio teria descoberto a traição de Afrodite e contado para seu marido. O deus da metalurgia então produziu uma cama de ouro, que serviu de armadilha para Afrodite e Ares.

A mitologia conta que Afrodite teve no total 17 filhos, com diferentes pais. Dentre eles, estão Hermafrodito (filho com Hermes, deus da comunicação e do comércio), Enéas (filho com Anquises), Priapo (com Dionísio, deus do vinho), Eros (também conhecido como Cupido), Fobos, Deimos e Harmonia (com Ares, deus da guerra).

O segredo de Afrodite é relembrar a complexidade do outro ser e entender que tem sempre mais a ser descoberto, mesmo que o seu relacionamento já dure cinco décadas. Afrodite reverencia a complexidade do outro e se interessa genuinamente por ela. Encontre o desconhecido e misterioso no familiar, conhecido e corriqueiro.

Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em suas demandas amorosas.

A deusa Afrodite viveu romances com outros deuses como: Hermes. Ele era um deus mensageiro e também dos poetas e comércios, além de outros atributos. Do relacionamento entre Afrodite e o deus Hermes nasceu o filho Hermafrodito, o nome dele é a união dos nomes dos pais.

No entanto, Poseidon, descontente com o ato de traição do Rei de Minos, resolve amaldiçoá-lo. De tal modo, sua esposa se apaixona pelo touro branco, o qual negou-se a sacrificá-lo. Sendo assim, Pasífae apaixona-se pelo touro e com ele nasce uma criatura bizarra e feroz: o Minotauro.

Zeus casou-se três vezes, sua primeira esposa foi Métis a deusa da prudência e com ela teve sua filha Atena. Sua segunda esposa foi Têmis a deusa da justiça. E sua terceira esposa foi sua irmã Hera e com ela teve vários herdeiros, mas o único que foi filho legítimo de Hera e Zeus foi Ares, que era o Deus da guerra.

Os mitos gregos narram que Zeus se casou duas vezes. Primeiramente, casou-se com Métis, deusa da saúde, com quem teve uma filha chamada Atena. Depois, casou-se com Hera, deusa do casamento e das mulheres, e com ela teve Ares, Ilítia, Éris, Hebe, Hefesto e Angelos.

Mesmo assim, Zeus teve muitas amantes entre as mulheres mortais e semideusas. Desse grande número de esposas e amantes nasceram filhos divinos (entre os quais Atena, Apolo, Afrodite, Ártemis, Ares e Perséfone) e semidivinos (entre eles, Héracles, Tântalo, Aquiles, Ájax e Helena).

O deus Hefesto, assim como seu Arquétipo e Homem, personifica a inventividade e a criatividade. Ele foi rejeitado pelos pais e expulso do Monte Olimpo, lugar onde só o poder e as aparência tinham importância. Suas qualidades também são desvalorizadas no mundo atual e com certeza terá muita dificuldade de fazer sucesso.

Como forma de compensar o filho e também de punir a orgulhosa Afrodite, Hera determinou que os dois se casassem, mas a bela e fútil deusa da beleza logo cedeu aos desejos e paixões, traindo Hefesto com Ares, o deus da guerra.

Por determinação de Zeus, Hefestos se casou com a bela Afrodite, mas a deusa do amor não demorou a traí-lo, tornando-se amante de Ares.

Continuar lendo O que a Afrodite atrai?