Por que gritar faz bem?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Gritar serve para mostrar excitação, felicidade e surpresa, mas pode também servir para aliviar o stress e a tensão. Só que antes do grito deve vir a ponderação e, sobretudo, a compreensão desta necessidade.

Estudo indica que o grito serve para insuflar medo e para alertar, mostrando sinal de perigo.

E AS FESTAS DE FIM DE ANO? Falar mais, mais alto ou gritar nos jogos causa um trauma (machucado) nas cordas vocais, que inflamam. Ou seja, incham e ficam bem avermelhadas, fazendo a voz ficar rouca e mais baixa. A inflamação depende da intensidade do esforço vocal.

Gritar gera um ciclo de ofensas e desrespeito. E isso em qualquer tipo de relacionamento. Quanto mais os pais gritam, pior se comportam as crianças – o que gera mais gritos. Por isso, para romper essa cadeia, é importante se comprometer com o uso de práticas disciplinares alternativas, que não envolvam erguer a voz.

Expressar-se pelo grito é uma forma de comunicação mais ativa, com o intuito de chamar a atenção, mostrar indignação, surpresa, dor e, até mesmo, alertar outras pessoas em relação ao perigo.

Gritar serve para mostrar excitação, felicidade e surpresa, mas pode também servir para aliviar o stress e a tensão. Só que antes do grito deve vir a ponderação e, sobretudo, a compreensão desta necessidade. Duas psicólogas explicam porque sentimos vontade de dar gritos e como o podemos e devemos fazer.

Por exemplo, o constante hábito de gritar contribui para a deterioração da autoestima da criança. Isso significa que ela tende a desenvolver menos habilidades sociais, muito por se sentir desvalorizada pela sociedade e isso inclui os próprios pais.

Grito pode ser uma descarga de tensão
Mas quem grita frequentemente, de modo descontrolado, ressalta o especialista, demonstra incapacidade de comunicação eficiente. “Os gritadores tendem a ser pessoas dominadas internamente pelo medo e por uma raiva impotente, geralmente decorrentes de traumas não resolvidos.

O Grito - Reprodução de obra de arte em tela canvas
Artista Edvard Munch - Obra: O Grito, 1893. A obra original uma das 4 versões de "O Grito" produzida pelo artista Edvard Munch tornou-se a pintura mais cara da história a ser vendida em um leilão pelo preço de US$ 119,9 milhões.

A pintura de Munch representa uma figura andrógina que aparenta viver uma profunda angústia e também desespero. Com as mãos levadas ao rosto e boca aberta, como se de fato estivesse gritando, o quadro busca expressar esse sentimento, que, segundo os pesquisadores, o pintor vivenciava.

Quando duas pessoas estão com raiva, seus corações se distanciam um do outro. Para encurtar essa distância, gritam para serem ouvidos. Quanto mais irritados estiverem, mais fortes terão de gritar para se fazerem ouvir através dessa grande distância .

Vale lembrar que no Brasil ambas as práticas são proibidas desde 2014, quando foi promulgada a Lei Menino Bernardo, também conhecida como Lei da Palmada, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente e estabeleceu o direito de as crianças e os adolescentes serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou ...

Professor constranger aluno é crime. A Lei do aluno contra o professor é uma forma de defender o direito do aluno. Que o professor saiba que humilhar aluno é crime, olha o que diz o Comentários ao Código Penal, 3/378.

Quantas vezes tomamos conhecimento de um caso de violência verbal em nossos círculos sociais, especialmente contra mulheres e não percebemos a gravidade da situação? Porém, é sempre oportuno lembrarmos que agressão verbal é crime. Sim.

Todos querem ser ouvidos, não é mesmo? Mas, para que isso aconteça, você não precisa gritar. É fato que algumas pessoas falam alto por natureza e quase não percebem isso, porém, há aquelas que “aumentam o volume” na tentativa de impor algo.

Da mesma forma, acontece uma redistribuição do sangue no corpo, com maior irrigação sanguínea para os grandes grupamentos musculares, levando menos sangue a músculos menores e menos essenciais à luta ou à fuga. Por isso, as mãos, por exemplo, podem ficar mais frias, enquanto o peito e a coxa ficam mais quentes.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.

Praticar atividades físicas é benéfico para prevenir e tratar sintomas de diversas condições de saúde mental, como ansiedade, depressão e burnout. Por isso, os psicólogos recomendam a mudança de hábitos junto com o tratamento psicoterapêutico e a prática de exercícios é uma das sugestões mais comuns.

Permaneça calmo e não alimente a raiva. Lembre-se de que quando uma pessoa está gritando, não é você quem tem o problema, é ela. A pessoa não sabe como lidar com algo ou há outra razão para gritar que não tem nada a ver com você pessoalmente. Se você reagir, eles também vão reagir a você e as coisas vão piorar.

Continuar lendo Por que gritar faz mal?