Por que Gatorade hidrata mais rápido?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Gatorade contém hidratos e combustíveis melhores do que água. Ele vai repor perdas de minerais no suor durante o exercício.

Bebidas esportivas como Gatorade ou Powerade geralmente devem ser evitadas em favor da água, a menos que você esteja fazendo um treino intenso. Isso porque algumas bebidas esportivas contêm mais de 30 gramas de açúcar adicionado (não é recomendado mais do que 36 gramas para os homens e 25 gramas para as mulheres).

- Isotônicos: Por sua composição ser semelhante aos fluidos do nosso organismo, eles são, dentre as bebidas, a que melhor consegue repor água e sais mineiras perdidos durante a transpiração do nosso corpo em atividades físicas.

Gatorade foi formulado para ajudar atletas a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos, energia que se perde durante a prática de atividades físicas.

Gatorade é uma ótima solução para aqueles que lidam com os temidos efeitos de uma ressaca. Ajuda a reidratar seu corpo rapidamente e reduzir a sensação de náusea, permitindo que você se sinta mais como você mesmo novamente.

Água de coco e isotônicos não substituem o soro quando precisa de reidratação.

Isotônicos são repositores eletrolíticos, cujo objetivo principal é a reposição de sais minerais e eletrólitos gastos em atividades físicas de alta performance com duração de 1 hora e meia ou mais", afirma.

Esses líquidos não são ideais porque contêm baixa quantidade de sódio e elevada quantidade de açúcar, o que em alguns casos pode até piorar a diarreia e causar distúrbios hidreletrolíticos no sangue, principalmente se o quadro de derreia for moderada ou intensa, e a reposição com esses líquidos for elevada.

Por que escolher Gatorade? Ele é o suplemento hidroeletrolítico que recupera, reidrata e repõe os carboidratos e sais minerais que o seu corpo perde quando você pratica um esporte.

A Dra. Myrna destaca que a água de coco, pode ser uma boa opção para reidratar, pois é rica em vitaminas, fibras e minerais, e apresenta um valor calórico reduzido. “Além de ser natural, já é suficientemente adocicada e pode ser consumida em quantidades um pouco maiores que o isotônico.

Gente, tanto o energético como o isotônico dão energia e ajudam recuperar o gás, tá? Agora, enquanto o energético é ótimo pra aumentar a disposição na hora de trabalhar, estudar ou até ir pra festas, o isotônico é ideal pra repor os líquidos e nutrientes perdidos no suor durante os exercícios físicos.

“Os isotônicos podem ser utilizados antes do exercício, quando os estoques de carboidratos estão baixos, no caso de alimentação restrita em carboidratos ou jejum, durante a prática ou após, para fazer a reposição.

A especialista adverte que o consumo em excesso quando não há necessidade pode gerar problemas, principalmente devido ao aumento de sódio e potássio no organismo. Além disso, os eletrólitos não são todos excretados pela urina, fator que pode gerar até uma sobrecarga dos rins.

Água ou isotônico, o veredito
Isso pode ajudar no seu desempenho também. Quando os ciclistas tomaram uma bebida esportiva pesada em um pedal de mais de 60 Km, eles terminaram 6,5% mais rápido do que aqueles que beberam água pura, segundo um estudo publicado no Journal of International Society of Sports Nutrition.

Ela contém diversas substâncias como carboidratos, vitaminas, sódio e potássio. Eles repõem os nutrientes que, geralmente, são perdidos durante um treino muito intenso, de forma mais rápida do que as outras bebidas. O energético tem na sua composição substâncias que servem como estimulante.

Com 31 gramas de açúcar, não é lá a melhor ideia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 50 gramas por dia, mas o ideal é não ultrapassar 25 gramas. Segundo o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), esse produto é alto em açúcar e em sódio.

O isotônico foi desenvolvido para repor os sais minerais perdidos pelo corpo humano durante a prática de atividades esportivas. Essa bebida, além de possuir nutrientes originais, contém aditivos que interagem diretamente com o corpo, trazendo diversos benefícios.

Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar). Em caso grave de intoxicação alimentar, pode ser necessário tomar um antibiótico.

Continuar lendo Porque Gatorade hidrata?