Por que Ganso tem dente na língua?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

ConheCIÊNCIA. VOCÊ SABIA QUE GANSOS TEM LÍNGUA SERRADA? Gansos e flamingos tem uma língua serreada chamada de "tomia" (aves NÃO tem dentes). Não é uma estrutura rígida como um dente, mas é boa o bastante para cortar vegetais e ingerir alimentos escorregadios como caracóis.

Enquanto os patos são animais menores, medindo cerca de 45 a 80 centímetros, os gansos costumam ser bem maiores, atingindo cerca de 64 centímetros a 1,14 metros. Outra diferença entre ambos está no companheirismo dos gansos. Você sabia que esse animal pode ser facilmente adestrado e ser criado como um animal de guarda?

Porque eles não são mais necessários. Os antepassados desses animais, como o Archaeopteryx, uma mistura de ave com lagarto que viveu há cerca de 150 milhões de anos, tinham dentes bem desenvolvidos.

Lesma-do-mar

Lesma-do-mar — 750 mil dentes.

Gansos e flamingos tem uma língua serreada chamada de "tomia" (aves NÃO tem dentes). Não é uma estrutura rígida como um dente, mas é boa o bastante para cortar vegetais e ingerir alimentos escorregadios como caracóis.

Falta de vitaminas, como o cálcio é, na maior parte das vezes, a causa da perda de força nas pernas de aves. Com os membros inferiores fracos, o pato não consegue se sustentar na posição em pé.

As baleias de hoje não têm dentes mas sim fibras de queratina, conhecidas como 'barbas', que servem para prender pequenos animais marinhos, dos quais se alimentam.

A pena de ganso é geralmente maior e mais forte do que a de pato, por isso um edredão com 100% de penugem de ganso tem um poder de enchimento melhor.

Os gansos são aves herbívoras, com tendências omnívoras, alimentando-se geralmente de capim, legumes, frutas, grãos, ervas, caracóis, insetos e minhocas.

Suas asas podem medir até dois metros. Além disso, é muito rápido e mantém uma velocidade média que vai de 48 a 60 km/h. Esta velocidade pode ser aumentada para até 90 km/h, no caso de ele se sentir ameaçado.

Além disso, vale lembrar que as galinhas não são mamíferas, e seu sistema reprodutor é bem diferente. O útero delas é totalmente diferente do humano e não possui endométrio, que é o que gera a menstruação feminina.

A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte. As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária.

De todas as maneiras pelas quais os animais evoluíram para escapar de predadores, fingir-se de morto pode ser uma das mais criativas — e arriscadas. Cientificamente conhecido como tanatose, ou imobilidade tônica, o comportamento ocorre em todo o reino animal, de aves a mamíferos e peixes.

ORNITORRINCO

1) ORNITORRINCO
Na falta de dentes, seu bico abriga placas de queratina que ele usa para mastigar. O ornitorrinco tem ainda outra peculiaridade: é um mamífero venenoso. Esporas em suas patas traseiras inoculam uma substância tóxica que causa extrema dor a humanos.

crocodilos

Os crocodilos pertencem à família dos Crocodylidae e são encontrados em quase todos os continentes. São equipados pela evolução com uma das mandíbulas mais poderosas da Terra, contendo 80 dentes e uma força que pode passar de 1 tonelada.

Dentes do caracol: o animal com mais dentes? Hoje é debatido se os caracóis têm dentes propriamente ditos. Para quem diz sim, esse gastrópode seria o animal com mais dentes do mundo, pois pode ter 25 mil deles. Os caracóis têm uma rádula, uma espécie de “língua” coberta por todos esses numerosos dentículos.

Crocodilo-do-nilo

1 – Crocodilo-do-nilo
Como dissemos anteriormente, o crocodilo-do-nilo lidera o ranking da mordida mais forte do mundo. Porém, por incrível que pareça, este animal não tem forças para mastigar. Então, ele leva a presa para a água e gira o próprio corpo até rasgar os pedaços de carne e engoli-los inteiros.

As 300 espécies de polvo, com diferentes tamanhos, têm três corações. Tal estranha estrutura cardíaca é necessária para manter o sangue circulando por seus oito braços. Desses, dois corações recebem o sangue não-oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido brânquias, onde é oxigenado.

Gansa

Gansa é o feminino de ganso.

Existem três tipos de ganso sinaleiro: o branco com bico amarelo, sinaleiro pardo, muito confundido com o ganso africano; e, o ganso africano, que tem barbela, é mais difícil de ser encontrado no mercado sendo mais raro.

Isso acontece porque as aves possuem uma glândula sob a cauda e próxima à cloaca chamada de uropígea onde é produzido um óleo. A ave usa seu bico para pressionar a glândula e expelir o óleo. Em seguida espalha-o sobre suas penas, e é ele quem as torna impermeáveis par evitar que fiquem encharcadas.

Continuar lendo Como que o ganso dorme?