Por que Galvão Bueno vai parar de narrar?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Sim, após a transmissão do jogo entre as seleções da Argentina e França, o locutor encerra a longeva carreira que o tornou conhecido nacionalmente. Mas o carioca de 72 anos prefere evitar o termo "aposentadoria". Para pessoas próximas, ele diz que quer dar uma "virada de página".

O narrador Galvão Bueno pediu desculpas por não ter conseguido narrar o terceiro gol da França na final eletrizante contra a Argentina na Copa do Mundo do Catar. Com seis gols no tempo normal, o locutor de 72 anos se mostrou decepcionado por não conseguir soltar a voz e ficou incomodado com o erro.

Luis Roberto

O apito final da Copa do Mundo do Catar marca também a despedida de Galvão Bueno, que não entrará em campo em 2026 pela equipe da TV Globo para transmitir as emoções do mundial. Com a saída do craque, o novo número 1 da TV Globo deve ser Luis Roberto, de 61 anos, que tem tudo para ser o substituto natural do mestre.

A partir de 2023, Luis Roberto deve assumir a locução dos jogos disputados pela Seleção Brasileira e pode absorver outras funções desempenhadas por Galvão até hoje.

A Globo acertou a contratação de três novos narradores para sua equipe esportiva: Isabelly Morais, André Felipe e Denis Medeiros.

Em meio à edição do Catar neste ano de 2022, a Globo assegurou a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026, a ser realizada na América do Norte – Estados Unidos, México e Canadá.

O quadro de funcionários do esporte da Globo passa por reformulações nos últimos tempos. Nomes famosos como Jota Júnior, Casagrande e até Galvão Bueno deixaram a emissora carioca após longo período de casa. Nesta quarta-feira (22), foi a vez do narrador Cléber Machado ser desligado do canal após 35 anos.

O narrador Galvão Bueno revelou que tem planos para trabalhar com o comentarista e ex-jogador Neto, atual apresentador da TV Bandeirantes, no programa Os Donos da Bola.

Segundo fontes do mercado, o narrador e apresentador recebe, ao menos, R$ 1 milhão por contrato publicitários assinado. O valor pode variar de acordo com a demanda e tempo de contrato.

Em 2023, Galvão Bueno vive algo inusitado em sua carreira: 41 anos dedicados a transmissões na TV Globo, ele abriu seu canal no Youtube. Agora, em parceria com a CBF, vai transmitir o duelo entre Brasil e Marrocos, no primeiro amistoso da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo.

A empresa demitiu ao menos 28 jornalistas desde o início de 2023. Marcelo Canellas, Eduardo Tchao, Flávia Jannuzzi, Luciana Osório e Mônica Sanches foram alguns dos profissionais dispensados na 1ª leva de cortes. Na 2ª leva, foram desligados Fábio William, Márcia Witczak, Fabio Turci e Giuliana Marrone.

Com isso, a Globo deve revezar os narradores que já atuam na TV aberta. Desta forma, narradores como Gustavo Villani, Renata Silveira, Everaldo Marques, que já participaram de transmissões na TV aberta, podem assumir o posto deixado por Cléber Machado.

O narrador estará ao lado de Arnaldo Cézar Coelho, Casagrande e Tino Marcos na transmissão do primeiro compromisso da Seleção Brasileira em 2023, no sábado (25), às 19 horas (Horário de Brasília).

Galvão possui duas propriedades rurais, como a Fazenda Rio Vermelho. Ambas ficam no Sul do País, uma no Rio Grande do Sul e outra no interior do Paraná. E, para quem não sabe, Galvão divide sua jornada como narrador com a produção de vinho, pecuária e seu amor por cavalos.

Everaldo Marques
No Grupo Globo, "EV", como é chamado pelos colegas, além da presença nas transmissões das partidas do futebol brasileiro, atuou nas exibições da NBA. Na TV Globo, o locutor, de 44 anos, foi um dos grandes destaques nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

Segundo informações do colunista Leo Dias, o salário do narrador na Globo foi aumentado no segundo semestre de 2022, saltando para R$ 800 mil.

Entre eles estão Hortência (rainha do basquete), Carlão (comentarista e ex-jogador de vôlei), além do repórter Régis Rosing, do comentarista Maurício Noriega e do narrador Jaime Júnior.

Foram contratados os narradores João Guilherme e Nivaldo Prieto, que estavam na ESPN, e o comentarista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, até então na Globo/sportv.

Rômulo ficou sob contrato com os canais Disney até 31 de dezembro de 2022 e diante de propostas na sua mesa optou por seguir novo caminho. O profissional manifestou sobre a sua saída da ESPN por meio de nota no Instagram em 17 de Janeiro de 2023.

O comunicador ainda revelou para que seus vencimentos possivelmente estariam elevados em comparação aos padrões que a emissora tem adotado. Cléber tinha a intenção de narrar mais uma Copa do Mundo, a de 2026, que acontece nos Estados Unidos, Canadá e México. Logo depois, queria fixar a sua carreira como apresentador.

Continuar lendo Onde Galvão vai narrar?