Por que galinha Dangola?

Perguntado por: acunha2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O surgimento da galinha-d'angola também é explicado por uma lenda africana. Segundo esta, as aves viviam em harmonia, até que um dia a inveja se instalou. As aves queriam ser bonitas como o melro, e para retribuir a admiração, o pássaro determinou que todas que fizessem o que ele ordenasse teriam a sua beleza.

A galinha da Angola fornece carne e ovos para venda. Mas também gera lucro por meio do comércio de exemplares como matrizes e para criações ornamentais. Ela também pode ser usada para ajudar no controle biológico de pragas e na guarda da propriedade.

São extremamente agitadas, barulhentas, sendo seu grito “tô-fraco” inconfundível.

A maior parte da alface é boa para as galinhas, mas evita a alface americana (ela tem o mesmo conteúdo nutricional que o papelão e pode causar diarreia). Seu consumo em excesso pode provocar diarreia nas aves, já que suas folhas possuem grande quantidade de água.

Mantenha a voz suave e emita um som vibratório, como se estivesse com os lábios abertos, mas os dentes cerrados. Quando ouvirem o som, as galinhas vão correr para um local coberto e protegido. É comum que elas se escondam sob as penas das mãos ou que se abaixem contra o chão.

Por ser muito barulhenta e estressada, a Galinha D'Angola é usada como animal de guarda, além de colaborar com o equilíbrio biológico, pois devora lagartas, formigas, carrapatos, cobras e escorpiões.

Este ruído, conhecido carinhosamente entre os amantes de frango como "canção de ovo de galinha", é feito para chamar a atenção dos predadores do ninho para o pássaro. Galinhas domesticadas, no entanto, não são instintivas por naturza, e, muitas vezes, fazem o barulho logo ao lado do ovo recém colocado.

A criação da galinha da angola pode ser destinada ao comércio da carne e dos ovos. Sua carne é muito saborosa e o gosto se parece com a do faisão. Ambos são muito apreciados pela gastronomia, sendo freqüentemente requisitadas por restaurantes sofisticados para compor pratos refinados.

O livro Bruna e a galinha d'Angola tem uma leitura de fácil compreensão e transmite valores africanos importantes como o culto à tradição, a difusão da memória cultural entre descendentes e a importância que o africano dá em pertencer ao grupo, não vivendo solitariamente.

A Dúzia $60,00.

O OVO DE CAPOTE – ave conhecida, ainda, por galinha-d'angola ou guiné – tem a gema bem avermelhada. No Piauí, acredita-se que comer um ovo quente todos os dias, durante um mês, é suficiente para acabar com a sinusite.

Tô-fraco, tô-fraco, tô-fraco… a galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por guiné, coca, galinha-do-mato, capote, capota, sakué, pintada, picota (na Amazônia) ou fraca, cakuê (em algumas regiões da Bahia) é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores ...

Daí vem o canto da galinha-d'angola, que soa como se ela estivesse dizendo: “Tô fraco”. As suas pintinhas brancas na plumagem e o corpo sempre esbelto também se justificam a partir dessa história.

Vendo filhotes de Galinha de Angola! R$ 12,00 a unidade!

Use canela, alho, pimenta-do-reino, sal e misturas desses ingredientes no jardim. A maioria das galinhas não gosta do cheiro forte desses temperos e passam a evitar qualquer área que transmita tais odores.