Por que fumar alivia a ansiedade?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Segundo o psiquiatra, Leonardo Sodré, a “ansiedade” que o indivíduo sente e que busca aliviar com o cigarro é exatamente o efeito da privação da nicotina. Ou seja: quando a pessoa fuma, ela apenas trata o sintoma da falta de nicotina colocando mais para dentro.

A nicotina é uma substância que é rapidamente eliminada pelo corpo, o que torna frequentes as crises de ansiedade, que se repetem ao longo do dia. Para evitá-las, o fumante mantém o maço de cigarro sempre por perto, porque sabe que os sintomas são crescentes e podem se tornar insuportáveis.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.

Estudos revelam que os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, ansiosos, tensos, impulsivos e com mais traços de neuroticismo e psicoticismo, em comparação a ex-fumantes e não fumantes. A literatura revela, ainda, forte associação entre tabagismo e transtornos mentais, como esquizofrenia e depressão, entre outros.

A camomila ajuda a reduzir os níveis de estresse, enjôos, acalma, relaxa, auxilia no tratamento de ansiedade é ótima para pele e cabelo, entre outras coisas. O fato de ela trazer relaxamento e desestressar a coloca como boa substituta da nicotina.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo. Portanto, conseguir ficar sem o cigarro é o melhor dos mundos.

Uma vez no cérebro, a nicotina se liga e ativa os receptores que liberam a dopamina, neurotransmissor que faz a pessoa se sentir bem. Como resultado, os cérebros dos fumantes passam a considerar a nicotina como uma substância de "bem-estar" e a anseiam nos intervalos entre os cigarros.

7 técnicas para controlar a ansiedade

  1. Respiração. A meditação contribui para a saúde mental. ( ...
  2. Relaxamento. ...
  3. Exercícios físicos. ...
  4. Evite substâncias estimulantes. ...
  5. Organização. ...
  6. Higiene do sono. ...
  7. Terapia.

Os especialistas apontam as conseqüências daninhas do tabaco, especialmente em relação a pessoas com tendência à depressão, aconselhando-as a procurar um médico especialista para se submeterem a um tratamento que os afaste para sempre da nicotina. Por Isabel Martinez Pita.

Os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, tensos, impulsivos, depressivos, ansiosos e com mais traços de neuroticismo, psicoticismo, busca de sensações estimulantes/excitantes (busca de sensação), e tendências a comportamentos anti-sociais/não convencionais, em relação aos ex-fumantes e não-fumantes.

Ainda que seja muito raro, é realmente possível que alguns fumantes tenham os pulmões limpos caso o usuário pare de fumar. Porém, a ciência nunca soube explicar por qual razão isso acontece.

Fumar também inibe a produção de gordura e promove a mobilização das reservas adiposas. E para finalizar, ainda acelera o metabolismo: consumir um maço de cigarro por dia queima 250 calorias.

Cigarro de palha
A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça."

Uma pessoa ansiosa geralmente tende a pensar excessivamente sobre um assunto ou situação futura, o que gera sentimentos de receio e preocupação que podem causar muitos desconfortos no dia a dia.

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

Frutas cítricas
Em outras palavras, várias delícias como kiwi, laranja, limão, acerola e abacaxi, são bons exemplos de alimentos que podem ajudar a diminuir a ansiedade e promover a sensação de bem-estar.

INTRODUÇÃO: Estudos indicam que há uma associação entre tabagismo e transtorno do pânico, e alguns autores sugerem que o tabagismo aumenta o risco de ataques de pânico e transtorno do pânico. Este estudo analisa a hipótese de que pacientes fumantes com esse transtorno apresentam um quadro clínico mais grave.

Segundo a psicóloga Elgislane Demétrio de Araújo, fumar, para o psicanalista Freud, está relacionado com a fixação que a pessoa tem na região da boca devido. Quando a fase oral, que ocorre na infância, não é superada, ocorre fixação na estrutura sensorial da boca.

Continuar lendo Por que peidar alivia?