Por que freira usa preto?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

A cor preta simboliza a penitência e o morrer para o mundo, além de ser, em termos práticos, a cor de tecido mais barata disponível no século VI. Os monges usam capuzes e as freiras véus: aliás, é neste aspecto que as comunidades religiosas da ordem costumam se diferenciar umas das outras.

Muitas ordens religiosas femininas raspam ou cortam o cabelo. Elas fazem isso como símbolo da vida que estão levando, que é uma vida de auto-sacrifício por Deus e uma renúncia às coisas do mundo. O cabelo de uma mulher é considerado sua maior glória e muitas vezes é fonte de vaidade.

Hábito religioso
A cor predominante é o preto, salvo exceções conferidas pela Cúria geral. Túnica: sinal do homem novo revestido de Cristo, a nova criatura que se consagra totalmente à vida religiosa.

Noviça é o nome dado às mulheres que estão prontas para ingressar no noviciado. Este é o período de aprendizagem e formação religiosa vivido por quem quer ingressar em uma vida profissional na fé. Este período é anterior ao juramento como freira que já é uma noviça consagrada.

Na tradição cristã, o véu era um símbolo de dignidade, castidade e virgindade. De modo mais geral, a questão do código de vestimenta feminina - e sua relação com a devoção e a observância dos códigos morais - faz parte do cristianismo e tem sido imposta ao longo dos séculos pelos chefes das Igrejas.

Para ser freira, ela explica que a interessada não pode ser casada (ou divorciada) e nem ter filhos com idade inferior a 18 anos. O primeiro passo é buscar o que é chamado de discernimento vocacional, que pode ser um acompanhamento personalizado ou em grupo.

Como é que as freiras secam a roupa? - Convento.

Pré-requisitos para tornar-se uma freira
Aqui subentende-se que você já sabe que é preciso ser mulher e católica, mas além disso, é necessário ser solteira. Caso você seja casada, deve-se obter uma anulação reconhecida pela igreja católica. Já as viúvas são vistas como solteiras aos olhos da Igreja.

Faz os primeiros votos- pobreza, obediência e castidade-e assume publicamente, diante da igreja, o compromisso. Já se encontra em missão, que está ligada à saúde, educação ou família. Ao final, faz os votos perpétuos, assumindo definitivamente.

Com os Religiosos não é diferente. Imediatamente são identificados por suas vestes, lembram aos que os vêm a existência de Deus. É um testemunho público da condição de consagrados e de pessoas que estão à serviço da comunidade, não como profissionais, mas como servidores e missionários do Reino de Deus.

As cornetas são um tipo de cobertura feminina para a cabeça que consiste essecialmente de um tipo de véu (hábito) que consiste num pedaço grande e engomado de tecido branco que dobrado para cima de forma que lembra cornos (em francês: cornes) na cabeça de quem a veste.

Ligações externas

  • Freiras carmelitas (da Ordem do Carmo)
  • Freiras cistercienses (da Ordem de Cister)
  • Freiras ursulinas (da Ordem de Santa Úrsula)
  • Freiras concepcionistas (da Ordem da Imaculada Conceição)
  • Freiras clarissas (da Ordem de Santa Clara)

Além disso, também pode significar elegância, dignidade, luxo e sofisticação. É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe.

A roupa preta faz com que a gente fique com uma aparência mais esguia por disfarçar as gorduras e ainda realçar o contorno do corpo. Mas, para ter esse efeito é preciso atentar para o tecido da peça e também é importante que a roupa não esteja muito colada ao corpo, para que não marque de modo excessivo.

As freiras recebem muito pouco ou nada por seu trabalho, seja nos afazeres domésticos em bispados ou paróquias, ou no atendimento em escolas e clínicas e na atuação pastoral.

Sim. Em consonância com Direito Canônico e as Diretrizes para formação de cada Diocese ou Congregação deve-se observar a vida de cada candidato. Por exemplo: um impedimento ao candidato é ter já assumido o Sacramento do Matrimônio, ser separado e ter tido filhos e esses forem dependentes do mesmo.

Continuar lendo Porque o preto é preto?