Por que foi determinado que o dia tivesse 24 horas?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Isso porque, enquanto a Terra segue ocupada em sua órbita, ela fica um pouco “atrasada” em relação à nossa estrela, que se desloca em relação a nós. Então, para alcançar o Sol na mesma posição em que estava, nosso planeta “precisa girar mais um pouco”, e aí sim ficamos com 24 horas no nosso dia.

Por volta de 1500 a.C., os egípcios desenvolveram um relógio de sol em forma de “T”, colocado no solo e calibrado para dividir o intervalo entre o nascer e o pôr do sol em 12 partes, com base no número de ciclos lunar. Essa divisão durante o dia formou a primeira representação do que chamamos de “hora”.

O mais antigo método de medir a passagem do tempo data justamente dessa antiguidade remota: já em 3500 a.C. o ser humano anotava a passagem do dia e da noite com um relógio solar. A criação do "gnômon" foi uma das mais importantes da hu-manidade, embora menos badalada do que a da roda ou a da televisão.

29 de junho de 2022

O planeta completou uma rotação, que era suposto durar 24 horas, em menos 1,59 milissegundos. Foi batido o registo de 19 de julho de 2020 (-1,47 milissegundos).

Se você respondeu “24 horas”, tecnicamente está errado. A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus.

E 360 dividido por 6 é igual a 60, número apreciado pelos babilônios, que, 2 mil anos antes de Cristo, inventaram o sistema sexagesimal. Dividiam o círculo em 60 partes. "Por coincidência, fizeram o mesmo com as horas e os minutos até chegar aos segundos", diz Cláudio Furukawa, professor do Instituto de Física da USP.

Foi o cientista holandês Christian Huygens, responsável pela divisão, quem decidiu manter a tradição suméria. Por volta de 1800, a necessidade de medir intervalos ainda menores levou ao aparecimento de um “pequeno de segunda ordem”, o que hoje chamamos só de segundo.

24 horas pode referir-se a: Dia — unidade de tempo equivalente a 24 horas. 24 Horas (jornal) — um jornal publicado em Portugal e nos Estados Unidos. Banco 24 Horas — rede de serviços bancários.

Fusos horários do mundo. Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.

Os Sumérios (povo residente na mesopotâmia) chegaram a elaborar um calendário, que dividia o ano em 12 meses de 30 dias, sendo que os dias eram divididos em 12 períodos (que equivalem a duas horas), e dividiam cada um destes períodos em 30 partes (aproximadamente 4 minutos).

A necessidade de contar o tempo surgiu ainda na pré-história para o atendimento às questões mais básicas de sobrevivência e, pode-se dizer, tal necessidade continua atual. Nossos afazeres, lazer, trabalho e até mesmo o sono estão atrelados à contagem de tempo para cada atividade.

Funcionava assim: erguia-se um obelisco, marcava-se no chão a posição da primeira sombra do dia e a última antes de anoitecer. Depois, dividia-se esse arco entre as marcas em 12 intervalos equidistantes: cada um era uma hora do dia. À noite, “perdia-se a hora”. ÉPOCA Século 16 a.C.

Os relógios de Sol foram usados por muitos anos para marcar o tempo. Antes da invenção dos relógios, a medição de intervalos de tempo não era muito precisa. Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo.

Quanto mais longe do Equador, menor a duração do dia.
...
Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são:

  • Estados Unidos (Alasca);
  • Canadá;
  • Dinamarca (Groenlândia);
  • Islândia;
  • Suécia;
  • Finlândia;
  • Rússia.

Neste ano, vivemos o dia mais curto de que se tem registro na história: 29 de junho. Mas antes de checar no seu calendário para ver se foi um daqueles dias "que faltou tempo para você", tente adivinhar o quão curto foi. Não foi por horas, nem por minutos e tampouco por segundos.

Nós seguimos isso até hoje e o dia continua tendo essas 24 horas úteis que costumamos dizer. Mas o movimento de rotação da terra não dura exatamente 24 horas, mas aproximadamente isso”, explicou. Então, quantas horas teriam em um dia? “O dia teria 23 horas, 59 minutos, 59 segundos e…

Um ano tem, 12 meses, 365 dias, 8,760 horas 525,600 minutos e 31,536,000 segundos com os meus 63 anos de idade, multiplico tudo só para ver o quanto foi pouco 1.986.768.000 segundos de reconhecimento, pelo que Deus fez de bom por mim...

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

Resposta verificada por especialistas
60 centavos não é um real, pois o correto é afirmar '100' centavos é um real.

A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.