Por que fico com diarreia quando como chocolate?

Perguntado por: itaveira3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.

Melhora o funcionamento do intestino
O chocolate amargo é rico em fibras solúveis, que controlam o colesterol e beneficiam o intestino.

Gases produzidos pelo consumo de chocolate podem gerar desconforto. O excesso de gases gerado por alimentos como o chocolate resulta em um acúmulo no intestino que tende a trazer desconforto, dor e inchaço abdominais.

Sintomas de alergia ao açúcar

  1. Erupções cutâneas, manchas e coceira na pele.
  2. Diarreia.
  3. Cólica e dores abdominais.
  4. Coceira nos lábios.
  5. Fadiga, cansaço extremo e indisposição.

Seu consumo está ligado com o aparecimento de sintomas como a síndrome do intestino irritável em pessoas propensas a distúrbios digestivos. Assim como o café, também é um diurético que pode resultar em fezes líquidas e diarreia.

“No caso do chocolate, a intolerância, muitas vezes, está ligada ao açúcar do leite, a lactose, um açúcar composto que precisa da enzima chamada de lactase para sua absorção”, detalha. “A intolerância à lactose é cada vez mais diagnosticada nas crianças.

A cafeína contida no chocolate pode provocar azia e os sintomas da síndrome do intestino irritável em pessoas propensas a distúrbios digestivos. Assim como o café, o chocolate também é um diurético que pode resultar em fezes líquidas e diarreia.

Legumes, como abóbora, almeirão, tomate, pepino, couve, espinafre, batata doce, vagem e vegetais folhosos; Cereais integrais, como aveia em flocos, arroz integral, macarrão integral e milho; Leguminosas, como grão de bico, ervilha, lentilha e feijão.

Os 5 alimentos mais poderosos para o intestino!

  • Farelo de trigo. Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. ...
  • Ameixa. ...
  • Mamão. ...
  • Farelo de aveia. ...
  • Água. ...
  • O que comer é tão importante quanto o que não comer.

E o cacau é pobre em FODMAPS (carboidratos não digeridos pelo organismo), então é uma boa opção para quem tem a Síndrome do Intestino Irritável", destaca a nutricionista.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Como vimos, fezes moles nem sempre significam uma diarreia. Diversos fatores podem causar essa alteração no cocô, desde hábitos alimentares até questões emociais. Também é importante lembrar que existem outras condições de saúde que podem causar o cocô mole, como a intolerância à lactose.

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia. Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia.

Toda vez que nos alimentamos, nosso organismo lança um estímulo para o trato gastrointestinal, anunciando que existe mais conteúdo para o estômago e que é necessário abrir mais espaço. Isso se dá aumentando a motilidade intestinal, com movimentos propulsivos em direção ao reto e o ânus.

Sintomas de alergia a chocolate
Os sintomas associados a alergia a chocolate são gases, inchaço, tosse, coceira, vermelhidão na pele, falta de ar, pressão baixa e dor de cabeça. Além disso, o paciente também pode notar desconforto respiratório, secreção nasal, espirros e respiração com chiado.

Uma dieta desintoxicante por até sete dias é o ideal, com o consumo de fibras integrais, que ajudam na limpeza do organismo, frutas, verduras, legumes e alimentos que ajudam a digestão e fortalecem o sistema imunológico, como gengibre, beringela, melancia, abacaxi e frutas cítricas.

Eles [doces] fazem com que a glicose seja rapidamente absorvida pelas células. Isso acarreta uma queda posterior na glicose. Em geral, açúcares simples causam picos de insulina no sangue. Resultando, assim, em sensação de tontura ou fraqueza”, explica o médico Ricardo Schaffeln Dorigueto.

1- Beba bastante água
Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar. Como resultado, a ingestão de água ajuda a desintoxicar e purificar o sangue e auxilia na filtragem de todo o açúcar ingerido.