Por que fechar a tampa do vaso?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

No entanto, em situações cotidianas, o simples ato de dar a descarga com a tampa aberta pode resultar em uma explosão de gotículas contendo patógenos perigosos, como a bactéria E. coli, norovírus e possivelmente até mesmo coronavírus.

Esse é um hábito bastante comum entre muitas mulheres: soltar a descarga, quando ainda estão sentadas no vaso sanitário. Ao ativar a descarga há a liberação de milhares de bactérias que podem contaminar a flora vaginal e causar desequilíbrio na saúde íntima feminina.

No entanto, em situações cotidianas, o simples ato de dar a descarga com a tampa aberta pode resultar em uma explosão de gotículas contendo patógenos perigosos, como a bactéria E. coli, norovírus e possivelmente até mesmo coronavírus.

No entanto, em situações cotidianas, o simples ato de dar a descarga com a tampa aberta pode resultar em uma explosão de gotículas contendo patógenos perigosos, como a bactéria E. coli, norovírus e possivelmente até mesmo coronavírus.

Um estudo publicado no American Journal of Infection Control comprovou que deixar a tampa aberta durante a descarga é uma atitude que infesta o banheiro de bactérias, sendo que muitas delas podem colocar nossa saúde em risco, especialmente quando estamos mandando embora fezes ou vômito.

Então é melhor não se sentar no vaso sanitário de um banheiro público ou colocar papel em cima? “É melhor sempre evitar sentar no vaso”, diz a Dra. Pérez-García, “há aqueles que dentro de suas recomendações falam no uso de plásticos sobre a superfície da tampa ou em secá-la com papel seco.

Os vasos sanitários são projetados para armazenarem uma determinada quantidade de água depois que o usuário aciona a descarga e não é normal, portanto, uma privada com pouca água. Em situações com essa, tudo indica que o sifão está com mal funcionamento e, por isso, a água do vaso sanitário baixa.

"O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando-os sintomáticos, e é aí que está o problema, informa o médico coloproctologista Lucas Banterli Vinhas.

Não, não é possível contrair DST em banheiros públicos!
Além de não existir nenhum trabalho científico que comprove que alguém já pegou qualquer IST nessas circunstâncias, o contato da pele com uma superfície eventualmente contaminada não é uma forma usual de transmissão desse tipo de doença”, esclareceu.

Os médicos alertam que passar muito tempo sentado no vaso olhando o celular, lendo as notícias do dia, pode ser prejudicial, levando ao aparecimento de hemorroidas.

Essa abertura facilita que a pessoa com deficiência ou idosa consiga realizar a própria higiene após usar o vaso para fazer suas necessidades, ainda sentada. A independência em momentos como esse é muito importante para garantir uma boa qualidade de vida e privacidade.

Afinal, para que serve o uso do vaso sanitário com abertura frontal? O vaso sanitário com abertura frontal pode ser fundamental para que enfermeiros e cuidadores auxiliarem seus pacientes com dificuldade de mobilidade na higiene pessoal. É muito comum notar a presença desses vasos em hospitais, clínicas e ambulatórios.

Muitas pessoas, nos lares e banheiros públicos, sobem nos vasos sanitários para não ter contato com partes contaminadas da privada. Com isso, correm risco de lesões graves ou mortes caso o vaso sanitário quebre.

Ela pode pairar no ar por quase um minuto. Ou seja, quando damos descarga sem abaixar a tampa, estamos pondo em risco a nossa saúde, a de nossos familiares e até a dos animais de estimação. As partículas podem estar contaminadas com germes e bactérias, como a Escherichia coli.

Para dar descarga:

  1. Remova a tampa do tanque do vaso sanitário.
  2. Despeje a água no tanque até a linha de água ou 2,5 cm abaixo da borda. A quantidade exata de água necessária para a descarga dependerá do modelo de banheiro que você terá em sua casa.
  3. Experimente pressionar a alavanca de descarga.

Estima-se que em seu interior pode ser encontrado até 480 mil bactérias por cm2. E os riscos não param por aí! Ao dar descarga no vaso sanitário com a tampa aberta, por exemplo, esses milhares de microrganismos podem se espalhar por até seis metros!

As bacias suspensas do mercado são produzidas de acordo com as exigências da ABNT, que pede que ela suporte no mínimo 250 quilos, mas algumas marcas aguentam muito mais. A Deca, por exemplo, dá a garantia de 400 quilos desde que o peso seja distribuído igualmente em cada extremidade. Muito bom, né?

Banheiro público: modo de usar

  1. Não apoie bolsas e mochilas nas bancadas.
  2. Nunca fique em contato direto com o vaso sanitário.
  3. Faça xixi em pé
  4. Lave as mãos com sabão e álcool gel.
  5. Saiba mais:

Com o protetor de vaso sanitário descartável, é possível garantir que o vaso sanitário de sua empresa ou estabelecimento seja totalmente impermeável e seco. Portanto, o produto é referência para admitir conforto e segurança no momento do uso do vaso sanitário.

Levante a tampa do vaso sanitário e vire lentamente a água dentro da bacia. Erga o balde conforme ele for se esvaziando para empurrar a água do vaso para o ralo. Caso jogar a água lentamente no vaso não funcione, vire rapidamente toda a água que ainda estiver no balde dentro da bacia.

Vale dizer que o ideal é jogar água quente e não fervendo. Isso porque a água fervente pode danificar o material do vaso sanitário.