Por que faz tanto calor?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

As ondas de calor são causadas por padrões climáticos que produzem alta pressão persistente, condições sem nuvens e ventos continentais secos durante o verão. As mudanças climáticas estão aumentando as temperaturas porque gases de efeito estufa esquentam a atmosfera, o que seca o solo.

O CO2 está presente de forma natural na atmosfera e, sem ele, o planeta seria muito frio para suportar vida. Mas a atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis para obter energia, elevou o gás a níveis perigosos, aumentando a espessura desse cobertor a ponto de a Terra esquentar.

As atividades econômicas humanas alteraram o equilíbrio dos gases que formam a atmosfera, principalmente dos gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso.

Um outono frio é extremamente improvável. Isso, contudo, não significa que vai deixar de fazer frio. Os episódios de frio é que tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes. A tendência, assim, é que não ocorra frio persistente e muito prolongado neste outono de 2023.

Previsão é que não ocorram mudanças abruptas no clima a curto prazo; chuvas poderão ser mais intensas. Publicado em 20 de março de 2023 às, 09h21. Última atualização em 20 de março de 2023 às, 09h43. O outono, que começa às 18h25 desta segunda-feira, não promete mudanças abruptas no clima a curto prazo.

O outono de 2023 começou no dia 20 de março, dando início a estação de transição entre a época mais quente e úmida do ano e a época mais fria e seca, pelo menos é isso que as características consideradas padrões nos dizem.

Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa.

A semente da crise se relaciona com o processo de industrialização, o qual cientistas estipulam ter iniciado por volta de 1850, com o aumento das emissões antrópicas (causada pelo homem) de gases causadores do efeito estufa, especialmente o CO2. Sendo assim, a situação hoje é das mais preocupantes.

Vênus

Você sabe qual o planeta mais quente do Sistema Solar? Talvez você tenha pensado que seja Mercúrio, o mundo mais próximo do Sol em nossa vizinhança. Mas, na verdade, o título de planeta mais quente pertence a Vênus, um mundo onde as temperaturas ficam acima dos 400 ºC!

Apesar de algumas propostas serem promissoras, nenhuma delas resolve o verdadeiro problema do aquecimento global, apenas mascaram os efeitos da ação humana. A única maneira segura de garantir a manutenção das temperaturas do planeta é com a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Esse aquecimento é provocado pelo efeito estufa, fenômeno descrito pela primeira vez em 1859, pelo cientista irlandês John Tyndall. Ainda que o efeito estufa seja natural, ele é intensificado pelo aumento das emissões antrópicas de GEE (gases do efeito estufa) decorrentes de intervenções humanas.

La Niña e El Niño
O La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

Não é possível afirmar com convicção sobre a precipitação de neve com tanta antecedência. Todavia, segundo os registros dos anos anteriores, existe grande possibilidade de nevar em Gramado em 2022 e 2023 nos meses de julho e agosto, como vem ocorrendo de maneira recorrente.

Quando acaba o verão em 2023? Falta pouco para a atual estação do ano chegar ao fim. Isso porque, neste ano, o verão termina às 18h24 do dia 20 de março para dar início ao outono. Ou seja, daqui a exatamente três semanas.

Resumo sobre El Niño
El Niño corresponde ao fenômeno de aquecimento anômalo das águas do oceano Pacífico. Ele ocorre a cada cinco ou sete anos; sua duração é de aproximadamente um ano e meio. Provoca secas no sudeste da Ásia e nos países da Oceania.

Instituições internacionais de monitoramento do clima apontam que no segundo semestre de 2023 há aumento da probabilidade de ocorrência do El Niño, quando as águas do Oceano Pacífico se aquecem, ocasionando maior volume de chuvas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde estão situadas as Bacias PCJ.

Previsão climática para fevereiro de 2023
Para o mês de fevereiro, a Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal em quase todas as regiões paulistas (áreas em verde no mapa), abrangendo todo o Centro, Oeste e Norte do estado de São Paulo.

Previsão para fevereiro de 2023
A chuva de fevereiro de 2023 deve ficar um pouco acima da média normal para o mês, apenas em uma pequena porção que abrange todo o Norte/Noroeste de São Paulo e algumas áreas mineiras bastante próximas ao norte de São Paulo. O calor deve ser intenso ao longo do mês em todo o Sudeste.