Por que Fayol ficou conhecido como o pai da administração?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Jules Henri Fayol foi um engenheiro, empresário e escritor formado na França. Suas experiências e interesses o levaram a criar a Teoria Administrativa, que integra a Teoria Clássica da Administração e que lhe rendeu o título de pai da Escola Clássica de Administração.

Frederick Winslow Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico americano, reconhecido como o criador da administração científica, também chamada de Taylorismo.

Os princípios de Fayol foram desenvolvidos pelo engenheiro Henri Fayol no início do século XX, com o objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade das organizações por meio da sua correta estruturação e desenvolvimento.

Qual a importância de Fayol para a administração? Registros relatam que o autor foi o primeiro a tratar a administração de empresas como um tema à parte, uma disciplina que pode – e deve – ser estudada para formar lideranças qualificadas.

Criou um sistema para otimizar a gerência dando a cada gerente seus deveres. A divisão do trabalho ficou bem evidente como um dos pontos mais fortes desse modelo criado. Em sua visão, nenhuma empresa pode se desenvolver com pessoas sem uma função bem definida.

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

Fayol olhava para organização levando em conta todas as esferas (operacionais e gerenciais), porém, dispostas a partir de uma ordem hierárquica partindo do ponto central que seria o gerenciamento, chegando nos processos produtivos (cumpridores de ordens).

Peter Drucker

Durante sua carreira, Peter Drucker se interessou e permeou por diversas áreas, como jornalismo, redação, consultoria e, claro, gestão. Com 39 livros publicados e traduzidos para mais de 30 idiomas, o autor foi pioneiro nos estudos modernos de administração. Não à toa, ficou conhecido como o “pai da Administração”.

Peter Drucker

Conheça Peter Drucker, considerado o “pai” da Administração moderna. A maioria dos grandes líderes se inspira em outros para crescer. Uma grande fonte de inspiração para todos que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker.

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.

Deste modo, Fayol tinha uma visão mais ampla do trabalho de “administrar” uma organização. Nesse sentido, o objetivo dele era aumentar a eficiência das empresas através de uma melhor forma de administrá-las. Além disso, enfatizou a análise da função da estrutura organizacional.

ENQUANTO A ÊNFASE DE TAYLOR ESTAVA NAS TAREFAS, FAYOL PARTIA DA VISÃO MACROSCÓPICA DA ORGANIZAÇÃO, FOCANDO AS FUNÇÕES DE GERENCIMENTO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Ausência de trabalhos experimentais que comprovassem a teoria.

Administração Científica

A primeira teoria foi a Administração Científica. Frederick Taylor estudou o trabalho dos operários, identificou os principais problemas dessa época e sugeriu que fossem implantados métodos científicos onde havia improvisação. Nascia então a Administração Científica.

Taylor defendia que as decisões e o processo de controle das tarefas deveriam estar exclusivamente nas mãos da gerência e nunca nas mãos dos operários. Para isso, os gerentes deveriam aprender as funções com os subordinados, conhecendo assim os processos.

Jules Henri Fayol, o criador da gestão administrativa.

Ficaram conhecidas como teorias da máquina, pois as pessoas eram tratadas como engrenagens de máquinas, buscava-se sempre alcançar o máximo da sua capacidade produtiva, sem levar em conta fatores como a fadiga, a forma como essas pessoas de relacionavam, dentre outros tantos fatores.

Segundo Fayol, nesse livro: A administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. A administração compreende cinco funções: planejamento, organiza- ção, comando, coordenação e controle.

Quais os Pilares da Administração em um Negócio?

  • 1 – Planejar. O primeiro pilar a ser trabalhado quando se tem a ideia de abrir seu próprio empreendimento e que não deve se perder ao longo da jornada, o gestor deve estar sempre planejando. ...
  • 2 – Organizar. ...
  • 3 – Dirigir. ...
  • 4 – Controlar.