Por que faroeste?

Perguntado por: oneves . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

A expressão faroeste nasce da união dos termos ingleses 'far', que tem o sentido de 'distante', e 'west', que indica 'oeste', ou ocidente, em algumas interpretações o limite entre a civilização e a área mais remota, não urbana, no contexto da colonização do território norte-americano; em outra análise, uma forma de ...

Os "bang-bangs" mais conhecidos ainda são os americanos e italianos, mas o Brasil produziu uma boa quantidade de faroestes adaptados à nossa realidade, muitas vezes transpondo as regras do gênero ao sertão nordestino e fundindo a figura do caubói com o cangaceiro e/ou justiceiro à brasileira.

No dia 1º de dezembro de 1903, foi apresentado em Washington, nos Estados Unidos, o primeiro faroeste da história do cinema. "O Grande Roubo do Trem", de Edwin S. Porter, tinha apenas nove minutos de duração. O inventor americano Thomas Alva Edison foi o primeiro a fazer experimentos com imagens em movimento.

John Wesley Hardin

John Wesley Hardin (1854-1895)
Este é o pistoleiro recordista do Velho Oeste. Acredita-se que ele tenha matado 58 pessoas – entre elas, 4 xerifes. Ele trabalhava sozinho e, certa vez, chegou a deter sem ajuda um comboio com 100 pessoas.

Vida faroeste
Eles viviam da exploração do ouro e de atividades que foram sendo desenvolvidas. Tudo era muito organizado. Naquela época ainda não existiam carros e as ruas nem eram asfaltadas. Todo deslocamento era feito usando cavalos.

Como o título indica, a canção faz uma referência direta aos filmes de faroeste, onde os cowboys matam e morrem em duelos pela sua honra. O protagonista, contudo, faz parte da realidade brasileira. É identificado como “caboclo”, ou seja, um homem do sertão e também alguém gerado através da miscigenação racial.

A composição de Faroeste Caboclo
De acordo com o próprio Renato, a inspiração surgiu de outro clássico, a música Hurricane, de Bob Dylan, que conta a história do boxeador Rubin Carter e a prisão injusta que sofreu, condenado por motivações racistas.

Além dos duelos, havia tiroteios: confrontos desregrados e rápidos, que envolviam gangues em disputas de gado, ouro ou comércio local. O mais famoso aconteceu em 1881, na cidade de Tombstone, e entrou no folclore popular como a grande batalha de OK Corral.

Construída na década de 1940, cidade projetada para ambientar filmes de faroeste transformou-se em um município de verdade. Não é preciso ser artista de cinema para viver em um set de filmagem de Hollywood. A duas horas de Los Angeles, na beira do deserto Mojave, Pioneertown é uma típica cidade de filme de faroeste.

A trama dos filmes western ou, como foi adaptado no Brasil, Faroeste, geralmente dá enfase a acontecimentos como o assalto a diligências, explosões de estradas de ferro, conflitos com povos indígenas, duelos entre homens “fora da lei, etc.

Primeiro de tudo: a mira dos caubóis do Velho Oeste não era tão precisa como os filmes tentam mostrar. Na verdade, há relatos de que eles eram bem ruins de cálculo, tanto que o lendário xerife Bat Masterson, que viveu entre 1853 e 1921, sugeria que, para acertar o coração de alguém, era melhor mirar na virilha!

7 ARMAS QUE CONQUISTARAM O OESTE SELVAGEM

  • Carabina Afiada. Nos westerns que não são muito bem documentados (este não é o caso de John Ford), os soldados de cavalaria podem ser vistos usando winchesters. ...
  • Rifle Henry. ...
  • Derringer. ...
  • Winchester. ...
  • Colt Dragoon. ...
  • Colt 45. ...
  • Revólver Schofiled.

Califórnia

  • Anaheim.
  • Laguna Beach.
  • Santa Monica.
  • Visalia.
  • West Hollywood.

John Wesley Hardin

John Wesley Hardin (Bonham, Texas, 26 de maio de 1853 – El Paso, Texas, 19 de agosto de 1895). Um dos mais brutais, mais certeiros e mais rápidos atiradores de todos os tempos, Hardin foi um fora-da-lei do período da história dos Estados Unidos da América conhecido como "Velho Oeste".

Jesse James: O gatilho mais rápido do Oeste.

John Wayne
O ator sozinho consegue simbolizar um período inteiro do gênero de Velho Oeste. Ao lado do diretor John Ford, estrelou clássicos como “Rastros de Ódio” e “Bravura Indômita”, a qual lhe rendeu um oscar.

Chamado de “o último pistoleiro”, John Wesley Hardin era um matador de pontaria certeira. Ele ficou preso entre 1878 e 1894, tentou se “endireitar”, mas teve uma recaída.

Tinham dieta simples: carne fresca era raridade. Nada de steaks, uma criação do século 20. Para beber, café, água e uísque de milho.

Frequentemente, os vaqueiros passavam três dias ou mais na sela, sem dormir. A comida era escassa e repetitiva: feijões e biscoitos. Quase não comiam carne, porque o gado que conduziam era lucro do cliente e sob hipótese alguma deveria ser tocado.

A primeira vez que vi alguém comendo feijão branco com molho de tomate foi num faroeste italiano, e durante anos achei que essa tinha sido a principal comida dos caubóis no Velho Oeste.