Por que falar palavrão?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Falar palavrões, de acordo com o que têm mostrado diversos estudos, pode ser muito bom para a saúde mental. Xingar é uma ferramenta efetiva para a liberação da raiva e da frustração.

Falar um palavrão pode parecer uma coisa impensada e sem significados, mas não é bem assim. "Em qualquer idioma, palavrões são considerados palavras sujas e geralmente reprimidas na linguagem", afirma Bárbara Santos, psicóloga e psicanalista na clínica Holiste Psiquiatria, em Salvador (BA).

Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse. Há quem defenda que xingar pode nos ajudar a lidar melhor com situações ...

Sabemos que os palavrões atraem mais atenção e são mais bem lembrados do que outras palavras. Mas eles também interferem no processamento cognitivo de outras palavras/estímulos, então parece que xingar às vezes também pode interferir no pensamento. Isso pode valer a pena, pelo menos às vezes.

Porra: Não se sabe ao certo de onde terá vindo a palavra porra. Na Origem da Lingua Portugueza, obra publicada no século XVII, o historiador Duarre Nunes de Leão refere que o termo é de origem árabe. Porém, a teoria mais consensual é a de que a palavra terá surgido em Espanha.

cabeludo

Resposta: o primeiro palavrão do mundo foi "cabeludo". Explicação : Naquela época não tinha máquina de cortar cabelo e tesoura , e o primeiro palavrão que também pode ser chamado de xingamento foi " cabeludo " .

Quando uma pessoa usa um palavrão a chance dela estar sendo sincera é bem maior do que alguém que responde outra pessoa de forma polida e comportada. Parece óbvio? A ciência explica: pessoas que falam palavrão como uma maneira de expressar seus sentimentos são mais honestas.

A compulsão por falar coisas obscenas é um distúrbio que, no vocabulário médico, recebe um nome que já é um palavrão: coprolalia. Quem sofre de coprolalia incorpora, no meio de frases cotidianas, palavras ou frases inconvenientes, grunhidos e gemidos com conotação sexual.

Pessoas que xingam são mais felizes
Segundo o estudo, xingar melhora a circulação sanguínea, eleva a liberação de endorfinas e promove sensação de calma, controle e bem-estar.

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

Portanto, quando ouvir palavrões, tente aplicar essas regras.

  1. Faça uma pausa antes de dizer qualquer coisa. Você não deve dar muita atenção a comportamentos indesejados, diz Sperling.
  2. Pergunte por quê. Tente entender o que a criança estava sentindo quando disse. ...
  3. Resolução de problemas juntos.

Pense em outras maneiras de se expressar.

  1. Ao invés de dizer “#@$% o chefe!”, diga “Estou muito bravo com o chefe agora”, ou algo equivalente. Repare em como são mais poderosos e bem recebidos seus sentimentos quando você não xinga.
  2. Você pode também substituir os palavrões por palavras mais neutras, como “droga!

São utilizadas para definir exageiros, para xingamentos ou para expressar raiva. Palavrão é um termo pejorativo ou ofensivo usado em relação a alguém ou algo. Assim, "filho da puta" é um palavrão. Xingamento é o uso de palavrões por uma pessoa para se referir à outras.

Desgraça
“Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

Os palavrões no mundo espiritual tem um significado negativo, trazendo energias negativas as pessoas que os dizem e são considerados pecado. Os palavrões significam palavras impuras, improprias, insultos e negativas.

A maior parte dos palavrões originaram-se de termos não-escatológicos que, por convenções sociais e metáforas de duplo sentido, acabaram por tornarem-se uma forma obscena de representação.

Segura aí: é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Abaixo, você vai ver que o significado desse palavrão de 46 letras é simples. Estas são as palavras mais compridas da Língua Portuguesa e os seus significados.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.