Por que falamos meia?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Em muitas situações, ao invés do número seis (6), os brasileiros dizem meia. Fazemos isso porque meia é uma forma encurtada de meia dúzia.

E se for 6:30 ( seis e meia )?

1 média, central, medial, equidistante, intermédia, intermediária, meã, centrada, centralizada.

8. Giro e Gira = Bonito e Bonita. Em Portugal, ser chamado de giro é quase sempre um grande elogio.

Em Portugal, “cueca” é o mesmo que “calcinha”, ou seja, o termo que no Brasil representa roupa íntima masculina, em Portugal representa roupa íntima feminina.

Autocarro (ônibus)
Os autocarros — como são chamados os ônibus em Portugal — são equipados com ar-condicionado, wi-fi e geralmente são bem confortáveis.

Quanto à parte que cobria os pés, ela passou a ser chamada de “meia”, pois antes era uma parte da calça. Claro que não chegava a ser metade dela, mas vamos deixar isso para lá. “Seis”: para evitar a confusão entre as pronúncias de seis e três se passou a usar meia dúzia, logo encurtado para meia.

Dúzia é uma coleção de doze. Há várias explicações para agrupamentos em doze, como a contagem suméria, a conveniência de múltiplos e divisores e a observação da natureza. São doze os ciclos lunares durante um ano solar. Dúzia na linguagem popular também pode ser usada como expressão para uma quantidade indeterminada.

REVISANDO: 1 DÚZIA É IGUAL A 12 UNIDADES. MEIA DÚZIA É IGUAL A 6 UNIDADES.

A madrugada vai da 0h às 6h. A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

Já “trocar seis por meia dúzia” significa mudar algo na aparência, mantendo a mesma essência.

É a metade de 12 (doze), ou seja, 6 (seis). Exemplo de uso da palavra Meia duzia: Hoje comprei meia duzia de ovos (6, seis, ovos).

Seis e meio = 6,5
Portanto, escrevendo o número seis e meio em algarismos, tem-se: 6,5.

É uma expressão usada para dizer que algo não é incrível; que algo é mais ou menos; algo foi feito às pressas ou de qualquer jeito; algo que está no meio, não é bom nem ruim. Ela fez uma performance meia boca no teatro.

Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste. Para sair de vez da dúvida, pense na palavra muito: se muito não varia, meio também não.

Hoje, 'meia-boca' é adjetivo, mas a palavra nasceu da expressão 'à meia boca', vinda do italiano 'a mezza bocca' (século XVII), que significa 'fala tímida, mal articulada ou reservada'. Quem fala algo com orgulho, em alto e bom som, fala “com a boca cheia”.

A lista dos atrativos de Portugal parece não ter fim para um número crescente de brasileiros. De milionários que chegam ao país como investidores aos que entram com visto de turista com a intenção de ficar e trabalhar, os “zucas”, como os portugueses chamam quem nasceu no Brasil, não param de chegar.

Se estiver apertado, não peça para ir ao banheiro: vão encaminhá-lo ao salva-vidas. Pergunte onde fica a casa de banho. Urinol, em Portugal, é mictório público.